Notícias

Presença da PF em União foi para averiguar solicitação de vigia para posse de arma

Por Redação 10/05/2023 14h02 - Atualizado em 10/05/2023 15h03
Presença da PF em União foi para averiguar solicitação de vigia para posse de arma
. - Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (10), uma viatura da Polícia Federal foi vista em frente ao palácio municipal Zumbi dos Palmares, mas o motivo já foi esclarecido pela prefeitura. Se trata um servidor que fez solicitação de posse de arma de fogo, permissão para adquirir a arma, mas que teve solicitação negada pela PF.

O cargo de vigia escolar não permite na legislação brasileira a autorização para posse de arma, o que inviabilizou a aceitação do pedido. O servidor, segundo informações, agiu por contra própria na solicitação. 

Para quem não sabe, a autorização é concedida pela Polícia Federal, para a aquisição de arma de fogo nova de uso permitido. Para qualquer cidadão brasileiro e estrangeiro permanente que preencha os seguintes requisitos:

- ter idade mínima de 25 (vinte e cinco) anos

- declarar a efetiva necessidade de possuir arma de fogo

- comprovar idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos

- apresentar documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa

- comprovar capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo