Notícias

Governo do Estado vai construir mais 5 restaurantes populares

Serão dois em Maceió e três no interior; meta do governador Paulo Dantas Meta é entregar 16 até o fim da gestão

Por Redação 06/05/2023 14h02
Governo do Estado vai construir mais 5 restaurantes populares
. - Foto: Reprodução

Prestes a completar um ano à frente do governo de Alagoas (no próximo dia 15), o governador Paulo Dantas mantém as ações de combate à fome no topo das prioridades. É nessa linha que a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) anuncia investimentos importantes do Governo no enfrentamento às situações de vulnerabilidades que afetam famílias em situação de extrema pobreza, principalmente no âmbito da insegurança alimentar. 


Ano passado, logo após anunciar uma série de ações que compunham a força-tarefa denominada de ‘Pacto Contra a Fome’, lançado no mês de junho, o governador entregou à população o restaurante popular do Estádio Rei Pelé, no Trapiche, somando ao já existente, Prato Cheio, no Benedito Bentes, no reforço ao conjunto de ações de segurança alimentar e nutricional de famílias carentes. Totalizando 4.500 refeições diárias, entre almoço e jantar, os restaurantes populares potencializam o programa do Pacto contra a Fome em Alagoas. Custeados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), os restaurantes populares possibilitam as pessoas se alimentarem com qualidade por um preço simbólico de R$ 2,00, e atraem gente de todas as faixas etárias, sem necessidade de cadastro específico ou regularidade de frequência. 


Este ano, mais cinco desses equipamentos devem ser inaugurados pelo governador Paulo Dantas. De acordo com a secretária de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social, Kátia Born, já está em tramitação o projeto para a construção de dois novos restaurantes populares em Maceió e três no interior do Estado. “Já estão em tratativas para a aquisição de terrenos, um no Jacintinho e outro na área do Benedito Bentes, em Maceió”, revela a secretária. Segundo ela, o processo de abertura de licitação para esses restaurantes deve ser finalizado até julho deste ano. 


Já no interior do Estado, segundo Kátia Born, já estão em andamento as tratativas sobre um terreno no município de Arapiraca , cujo local está em processo de tramitação e licitação com a equipe da Seades e mapeamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Ainda de acordo ainda com a secretária, para potencializar o combate à fome no Estado, o próprio governador Paulo Dantas já anunciou a construção de um restaurante popular no município de Santana do Ipanema e outro em Delmiro Gouveia, ambos no Sertão. “O governador quer chegar a 16 restaurantes populares até o fim de sua gestão”, reforça Kátia. “Essa foi uma promessa dele durante o período de campanha e que está sendo colocada em prática, dentro das ações do Pacto Contra a Fome, que consiste no maior conjunto de ações com o intuito de mudar a realidade de centenas de milhares de alagoanos que vivem na extrema pobreza”, completa a secretária.


PAA


Outra novidade em relação aos restaurantes populares em Alagoas é que eles deverão seguir o modelo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar e que deverá beneficiar mais de 107 mil agricultores familiares no Estado. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações ligadas à agricultura familiar podem vender seus produtos, sem necessidade de licitação, para órgãos públicos que os destinam a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio da rede socioassistencial, dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e da rede pública e filantrópica de ensino. “O governo federal quer verticalizar essa política nos Estados, que é o aproveitamento da agricultura familiar para que sua produção seja comprada para os restaurantes populares, porque isso vai baratear ainda mais os custos para financiar esses equipamentos”, revelou a secretária Kátia Born.

*Gazeta do Povo