Notícias

Bebê na Índia nasce com um terceiro braço nas costas

Os médicos o diagnosticaram com polimelia, condição médica relatada apenas algumas vezes na literatura médica

Por Extra 03/05/2023 10h10 - Atualizado em 03/05/2023 10h10
Bebê na Índia nasce com um terceiro braço nas costas
. - Foto: Reprodução

Uma criança nasceu na Índia com três braços e três mãos em um fenômeno médico considerado extremamente raro. O bebê tinha dois membros no lugar normal e um terceiro brotando de suas costas. Os médicos o diagnosticaram com polimelia, ou nascer com membros extras, uma condição médica relatada apenas algumas vezes na literatura médica.


O terceiro braço é mais curto do que os outros com a mão no final tendo apenas cerca de três projeções semelhantes a dedos. Na internet, as pessoas relataram que é semelhante a uma nadadeira de peixe. O nome, sexo e método de parto da criança não foram revelados.


Isso ocorre por volta da quarta ou quinta semana de desenvolvimento do feto quando dois pares de brotos aparecem na superfície de um embrião que se desenvolve em membros. Às vezes, no entanto, estes podem ser interrompidos e formar outros brotos que se desenvolvem em membros.


Apesar dos profissionais não terem indicado como será o tratamento da criança, em casos anteriores, os membros extras foram amputados.


Os bebês também podem nascer com membros extras em casos de gêmeos siameses, em que um embrião quase desapareceu completamente.

Outros casos


Casos anteriores incluem uma menina de Delhi que, em 2016, nasceu com uma perna extra brotando de suas costas. Os médicos conseguiram amputar com sucesso a indesejada terceira perna apenas no final do mês passado.


Em outro caso, um menino no Iraque nasceu com oito membros depois que seu gêmeo siamês não se formou adequadamente. Em vez de desenvolver um corpo separado, os membros do outro bebê não desenvolvido foram absorvidos pelos dele como resultado da polimelia.


O bebê, então com sete meses, foi levado para a Índia para uma operação complexa para remover os membros extras. Cirurgiões do Hospital Jaypee, em Delhi, realizaram uma operação em três estágios para remover seus braços e pernas extras protuberantes.


Um caso parecido também foi relatado na China depois que uma menina nasceu com um terceiro braço nas costas. O membro era parte do corpo do irmão gêmeo que não nasceu. Um feto em outro feto é uma condição inacreditável que afeta apenas um em cada cinco milhões de nascimentos.No Brasil também teve um caso parecido na Praia Grande, litoral de São Paulo. Um bebê nasceu com 3 braços, metade do coração e precisou passar por cinco cirurgias nos primeiros meses de vida. A principal suspeita da equipe médica é que o menino seja resultado de gêmeos siameses, e que o organismo de um combateu o outro, sobrando apenas alguns membros.

No Brasil também teve um caso parecido na Praia Grande, litoral de São Paulo. Um bebê nasceu com 3 braços, metade do coração e precisou passar por cinco cirurgias nos primeiros meses de vida. A principal suspeita da equipe médica é que o menino seja resultado de gêmeos siameses, e que o organismo de um combateu o outro, sobrando apenas alguns membros.

*Extra