Notícias

Livro "Calunga" do poeta palmarino Jorge de Lima pode virar filme

A anúncio aconteceu durante solenidade de homenagem ao poeta, na Assembleia Legislativa de Alagoas

Por Laura Costa 19/04/2023 14h02 - Atualizado em 19/04/2023 14h02
Livro 'Calunga' do poeta palmarino Jorge de Lima pode virar filme
. - Foto: Divulgação

Uma das obras do poeta palmarino Jorge de Lima, o livro "Calunga", pode ser adaptada em filme, de acordo com o escritor e jornalista Claufe Rodrigues. A novidade foi anunciada durante a homenagem ao poeta na solenidade que aconteceu na Assembleia Legislativa de Alagoas. O plenário da ALE recebeu nesta segunda-feira (17), representantes de diversas vertentes culturais do Estado para homenagear o poeta Jorge de Lima pela passagem dos 130 anos de nascimento.

Claufe Rodrigues é um grande admirador de Jorge de Lima e afirmou ser inspirado pelas obras do artista desde sempre. Em entrevista a TV Gazeta, ele disse que vai estender sua estadia em Alagoas para dar início ao projeto de desenvolvimento da produção cinematográfica extraída do livro "Calunga", de 1935, e visto como um romance regionalista por Claufe. Responsável pelo roteiro, ele já busca parcerias para começar a dar forma ao projeto.

“As obras dele são fantásticas! Tornei-me um grande divulgador dele porque ele me apontou os caminhos da poesia”, disse Rodrigues, que além de poeta e jornalista, é produtor cultural e compositor.

A sessão solene contou também com a presença da secretária de Cultura de União dos Palmares, Elizabete Oliveira; do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; da presidente da Academia de Artes e Letras do Nordeste, Mara Núbia; do reitor da Uncisal, Henrique Costa; do presidente da Academia Maceioense de Letras, Jorge Luiz Soares; do secretário Executivo do Estado, Milton Muniz; e do reitor da Uneal, Odilon Máximo.