Notícias

Palmeira dos Índios: Cristo Redentor está vermelho em homenagem a luta contra a tuberculose

Por Redação com Assessoria 27/03/2023 07h07
Palmeira dos Índios: Cristo Redentor está vermelho em homenagem a luta contra a tuberculose
. - Foto: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

O turbeculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), surgem 10 milhões de novos casos e 1,6 milhão de óbitos, isso a cada ano. Só no Brasil, são mais de 65 mil casos anualmente. Por conta disso, a OMS possui a meta de diminuir até 2030 em 90% o número de mortos pela doença, e em 80% a quantidade de infectados.


Localizado na Serra do Goiti, o Cristo Redentor é o maior monumento de Palmeira dos Índios, e em homenagem a luta mundial contra a tuberculose está iluminado de vermelho. O vice prefeito da cidade e pneumologista Dr. Márcio Henrique, explicou que apesar de estar se recuperando de uma cirurgia, não poderia deixar de lembrar a importância desse mês e do significado que ele tem. Ainda disse que apesar do DIA D da campanha contra a doença ter sido na última sexta (24), eles trabalham diariamente contra essa doença.


Mesmo com altos números da doença, o número de casos foi reduzido em 20%, em 2006 a 2015. O prefeito Júlio Cezar explicou que essa divulgação na cor do Cristo em combate a doença é muito importante, e busca que possam prevenir e diagnosticar a tuberculose o mais rápido possível.