Notícias

Idosa com desnutrição é internada em Maceió; filha se apossou de cartão do benefício da mãe

Nos meses de janeiro e fevereiro, 164 denúncias de violência contra idosos em AL foram recebidas pelo Disque 100.

Por redação 24/03/2023 15h03 - Atualizado em 24/03/2023 15h03
Idosa com desnutrição é internada em Maceió; filha se apossou de cartão do benefício da mãe
. - Foto: Divulgação

Três casos de violência contra pessoas idosas foram registrados nesta semana em Alagoas. Um desses casos é de uma idosa que ficou em estado de desnutrição e precisou ser internada no Hospital Metropolitano, em Maceió.

De janeiro a 28 de fevereiro, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, recebeu 164 denúncias de violência contra idosos no estado.

Segundo o presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB/AL, Giberto Irineu, a filha da idosa internada no Hospital Metropolitano cometeu uma série de negliências contra a mãe.

"A filha reteve o cartão magnético de benefício da mãe. Não cuidou da mãe. Não deu assistência devida em termos de remédio, em termos de saúde, em termos de higienização. O amparo de alimentos. A mãe ficou em estado de desnutrição. Foi parar no Hospital Metropolitano. Não quer mais retornar para casa e com razão", disse Gilberto Irineu.

Na terça (21), um homem de 64 anos foi preso em flagrante após agredir a própria mãe, uma idosa de 88 anos, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A Polícia Civil investiga o caso.

"Essa senhora teve o braço lesionado. Foi conduzida para a UPA. Importante salientar que a única testemunha do fato, no dia do flagrante, foi a mulher do agressor, que nos informou que o seu marido estava totalmente embriagado. Na delegacia de flagrantes em Maceió, o autor não se pronunciou", disse a delegada Liana Franca, da Delegacia de Marechal Deodoro.

Outro idoso, de 66 anos, foi atingido por golpes de enxada na quarta (22). O suspeito de cometer o crime é o filho da vítima, que foi preso.

Além do Disque 100, denúncias de violência contra idosos em Alagoas podem ser feitas para a Comissão Especial do Idoso da OAB/AL pelo telefone (82) 9 9104-7116.

*Com G1 Alagoas