Notícias

Por que assistir ao episódio Nosedive de Black Mirror?

Série de ficção científica que traz uma realidade futurística

Por Maria Eduarda Carvalho 21/03/2023 09h09 - Atualizado em 21/03/2023 09h09
Por que assistir ao episódio Nosedive de Black Mirror?
Nosedive - Foto: Reprodução: Netflix

Criada por Charlie Brooker, Black Mirror é uma série britânica de ficção científica com 5 temporadas, todas elas encontradas no streaming da Netflix. Aborda a tecnologia de uma forma futurística, mas ao mesmo tempo assustadora. A terceira temporada foi lançada em 2016 e possui seis episódios, entre eles “Nosedive”, ou no Brasil “Queda livre”.





O episódio aborda um sistema em que todos os humanos possuem estrelas, e partir dessas estrelas eles podem ascender socialmente. No entanto, para conseguir serem melhor avaliados eles acabam deixando de ser eles mesmos e tendo uma vida superficial, apenas para ser “Premium” (os que possuem a partir de 4.6 estrelas de 5).





Na vida real, vimos que algumas pessoas deixam as vezes de ser elas mesmas, como mostrado na série, para serem mais aceitos pela sociedade. Evitando mostrar suas verdadeiras opiniões, com medo do cancelamento. Além do problema da comparação, onde existe uma busca insaciável pela perfeição que nunca será alcançada. Por mostrar uma sociedade parecida com a nossa, podemos fazer um paralelo entre a ficção e a realidade.





Não é um episódio complicado, conta a história de Lacie Pound (Bryce Dallas Howard), uma 4.2 em busca de ascensão. Logo no início do episódio é visto a “falsidade” em busca de estrelas, ao dizer que o café estava maravilhoso, mas pela sua reação parecia intragável. As pessoas colocam tudo nessa rede social, e aprendem umas sobre as outras a partir dessas postagens.





É um episódio muito bom, que me prendeu do início ao fim, com certeza minha nota é 5 estrelas, mas será que a personagem conseguirá chegar nas 5 também? Só assistindo ao episódio para saber.