Notícias

Prefeitura de Palmeira inicia comemorações em homenagem ao Mês da Mulher nesta terça (7)

Por Assessoria 07/03/2023 10h10
Prefeitura de Palmeira inicia comemorações em homenagem ao Mês da Mulher nesta terça (7)
. - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais da Mulher, Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura, inicia nesta terça-feira (7) as comemorações em homenagem ao mês dedicado às mulheres, com data comemorativa oficial no dia 8 de março. A programação inclui serviços, palestras, caminhada, mesas redondas e a inauguração da Sala Lilás. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

A data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade entre homens e mulheres com protestos ao redor do mundo, aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas.

No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens, na maioria judeus, que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial. “Almejamos esta conquista em todo o mundo e, em Palmeira, não é diferente. Preparamos a programação com muito carinho para lembrar que não temos apenas o mês de março para lembrar das nossas lutas. As nossas batalhas acontecem diariamente, a cada dia. Somando forças e parcerias somos mais fortes, por isso, convidamos todas as mulheres palmeirenses para prestigiar as atividades referentes ao nosso mês”, disse a secretária Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos Flávia Ramos.




PROGRAMAÇÃO DE MARÇO – MÊS DA MULHER

TERÇA-FEIRA (7 DE MARÇO)

* PALESTRA SOCIOEDUCATIVA SOBRE O DIA DA MULHER E CAMPANHA DO MARÇOPINK (CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA MULHER):LOCAL: ESCOLA M. NADIR DE CASTRO ARAÚJO, 9H

QUARTA-FEIRA (8 DE MARÇO)

* CAFÉ COM ELAS.

LOCAL: CENTRO POP – 8H30* CAMINHADA DE ABERTURA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER. (USE ROSA).CONCENTRAÇÃO EM FRENTE AO UNICOMPRA NOVO, A PARTIR DAS 15H,EM DIREÇÃO À PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA.

(QUINTA-FEIRA) 9 DE MARÇO

PALESTRA VALORIZAÇÃO DA MULHER: POR MAIS DIREITOS! POR MAIS RESPEITO!LOCAL: CRAS -8H30

PALESTRA LEI MARIA DA PENHA, SEUS ASPECTOS LEGAIS E CONSEQUÊNCIASPSICOLÓGICAS.LOCAL: CENTRO POP – 10H

PRELAÇÃO EDUCATIVA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM SITUAÇÃO DERUA, COM ÊNFASE NA LEI MARIA DA PENHA, SEUS ASPECTOS E CONSEQUÊNCIASPSICOLÓGICAS.LOCAL: CENTRO POP – 9H

SEGUNDA-FEIRA (13 DE MARÇO)

VALORIZAÇÃO DA MULHER: POR MAIS DIREITOS! POR MAIS RESPEITO!LOCAL: CRAS – 8H30

TERÇA-FEIRA (14 DE MARÇO)

RODA DE CONVERSASOCIALIZAR SOBRE O DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA (21-03) E A CAMPANHATRABALHADA NO MÊS: MARÇO PINK (CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAMULHER).LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL PEDRO RODRIGUES GAIA -9H

QUARTA-FEIRA (15 DE MARÇO)

PALESTRAVIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM SITUAÇÃO DE RUA. “NÃO SOU INVISÍVEL”.LOCAL: CENTRO POP – 8H30

AÇÃO NA COMUNIDADE DE LAGOA FUNDA. TEMA: PLANTE COMO UMA GAROTA.LOCAL: LAGOA FUNDA- 15H

QUINTA-FEIRA (16 DE MARÇO)

INAUGURAÇÃO DA SALA LILÁSLOCAL: CISP/PALMEIRA DOS ÍNDIOS – LOCALIZADO NA BR – 316 (EM FRENTE AOLOTEAMENTO SABIÁ). A PARTIR DAS 9H

TERÇA-FEIRA (21 DE MARÇO)

BATE PAPO DESCONTRAÍDO SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAMULHER.LOCAL: SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, 9H

PARTILHA DE INFORMAÇÕES SOBRE O DIA INTEGRAÇÃO NACIONAL – E ACAMPANHA TRABALHADA NO MÊS: MARÇO PINKLOCAL: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ROSINHA PIMENTEL- 9H

QUARTA-FEIRA (22 DE MARÇO)

PALESTRA MULHER DE TODOS OS TONS.LOCAL: COZINHA COMUNITÁRIA – 14H

QUINTA-FEIRA (28 DE MARÇO)

PALESTRA ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER.LOCAL: SEDE DO CADASTRO ÚNICO/CREAS – 8H

ALÉM DE PALESTRAS QUE SERÃO REALIZADAS NAS UNIDADES BÁSICAS DESAÚDE DO MUNICÍPIO COM O TEMA “EMPODERAMENTO: DIREITO SEXUAIS EREPRODUTIVO”.