Notícias

Covid: fevereiro termina com melhor cenário desde início da pandemia

01/03/2023 21h09
Covid: fevereiro termina com melhor cenário desde início da pandemia
. - Foto: Reprodução

Prestes a completar três anos, a pandemia da Covid19 deixou um rastro de dor nas famílias alagoanas. O cenário devastador parecia não ter fim, mas neste último mês de fevereiro de 2023, os casos e as mortes registrados atingiram os menores números em Alagoas, tornando o cenário animador.

Conforme apontam os dados divulgados no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), durante todo o mês foram apenas sete óbitos registrados e 429 casos. A última morte ocorreu no dia 15 do mês.

Comparando com o mês de janeiro, durante os 31 dias, o total de casos registrados chegou a 1.742. Já as mortes, somaram 37. O cenário já apresentava queda nos dados e na avaliação dos especialistas, o avanço da vacinação da população contribuiu para o controle da doença.

E por conta dessa queda, que acontece em todo Brasil, a partir do próximo dia 3 de março, o Ministério da Saúde divulgará semanalmente as estatísticas de casos e de mortes de covid-19, conforme informou a pasta. O novo intervalo também vale para os estados e os municípios, que enviarão os números ao ministério uma vez por semana, as segundas ou terças-feiras.

BIVALENTE PFIZER

Esta semana, o estado iniciou a Campanha de Imunização contra a Covid-19 com a Vacina Bivalente Pfizer, nos 102 municípios alagoanos.

As doses foram adquiridas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), e a aplicação ficará a cargo das Secretarias Municipais de Saúde, a quem caberá também disponibilizar os dados no Sistema Si-PNI Web.

O objetivo desta iniciativa é proteger a população contra a cepa original do novo coronavírus e as subvariantes da ômicron.

Para ser vacinado com o imunizante Bivalente da Pfizer, é necessário ter concluído, há pelo menos quatro meses ou 120 dias, o esquema vacinal primário, que compreende duas doses do imunizante monovalente, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).


Fonte: Gazeta Web