Notícias

Saúde de Maceió afasta responsável por eutanásia de cão Apolo

Em nota à imprensa, a SMS explicou ainda que a profissional ficará afastada até que os fatos sejam apurados

Por Redação 23/02/2023 15h03
Saúde de Maceió afasta responsável por eutanásia de cão Apolo
Segundo tutor, Apolo era um animal saudável - Foto: Arquivo Pessoal

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) informou, nesta quinta-feira (23/2), que afastou temporariamente o responsável pela eutanásia do cachorro Apolo, da raça Weimaraner. A medida acontece diante da tamanha repercussão do caso no Estado.

Em nota à imprensa, a SMS explicou ainda que a profissional ficará afastada até que os fatos sejam apurados. Além disso, foi aberta uma sindicância a fim de apurar possíveis responsabilidades sobre o episódio.

No último sábado (18), o dono do animal registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) sobre o caso. No relato, disse que que após o Apolo fugir de casa, na última sexta-feira (17), ele foi encontrado e recolhido e levado à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), onde foi sacrificado.

A UVZ informou, por meio de nota enviada à imprensa, que o cachorro “estava idoso, com sobrepeso, desidratado, olhos lesionados, sem estímulo visual e com lesões cutâneas, o que caracterizou o animal em situação de sofrimento e sem condições de tratamento".

Entretanto, a veterinária de Apolo, Leila Patrícia Correa, reforçou que o cão havia sido submetido a um procedimento cirúrgico nos olhos e estava sob tratamento oftálmico, além de fazer uma bateria de exames recentemente que não identificaram qualquer problema de saúde.

A Polícia Civil (PCAL), por meio da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente, informou na segunda (20) que vai instaurar inquérito para apurar as circunstâncias da morte de Apolo.

NOTA OFICIAL

"Diante do caso envolvendo o cão Apolo, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió decidiu afastar a profissional responsável pelo procedimento, até que sejam apurados os fatos, além de abrir uma sindicância para a apuração das possíveis responsabilidades no episódio.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça, ainda, que está empenhada em esclarecer toda situação envolvendo o caso, assim como se solidariza com os tutores do animal."