Notícias

Jaraguá Folia volta a celebrar o carnaval de rua em Maceió

10/02/2023 22h10
Jaraguá Folia volta a celebrar o carnaval de rua em Maceió
. - Foto: Reprodução

Da Praia da Avenida até o frondoso prédio da Associação Comercial de Maceió, na Rua Sá e Albuquerque, o Jaraguá Folia devolve, na noite desta sexta-feira (10), a alegria do carnaval de rua à capital alagoana, após dois anos de reclusão por causa da pandemia de Covid-19. Mais de 60 mil foliões devem lotar o corredor da folia com um espetáculo de música, cores, fantasias e, principalmente, alegria e vontade de viver.

Em sua 21ª edição, o Jaraguá Folia é uma das tradições das prévias carnavalescas da cidade e promove um desfile coletivo de blocos diversos. As agremiações se concentram em diversos pontos do bairro histórico — do Museu Théo Brandão até a Praça Dois Leões, onde a cantora Elba Ramalho encerra a noite com um grande show à meia-noite. A organização do evento é da Liga Carnavalesca de Maceió, com o apoio do Governo de Alagoas e da Prefeitura de Maceió.

A foliã Sandra Barros, de Maceió, diz amar o Jaraguá Folia e as prévias da capital. Para ela, voltar às ruas após a pandemia é um alívio, o que faz aumentar a vontade de celebrar e cair na folia.

"Eu venho todos os anos. Depois de dois anos de reclusão, em casa, sem aproveitar o carnaval, isso aqui é tudo de bom. Viva o carnaval, nós estamos de volta!", declara a foliã, que não se intimida e arrisca vários passinhos de frevo.




Para relembrar a infância, irmãs foram fantasiadas de personagens do desenho 'Caverna do Dragão' - Foto: Ailton Cruz




E nessa folia está autorizado abusar da imaginação e caprichar na fantasia. Foi isso o que fizeram as irmãs Luiza Emmanuelle e Elaine Silva, também de Maceió. Elas foram fantasiadas de Vingador e Mestre dos Magos, personagens do desenho animado 'Caverna do Dragão'.

"Viemos para reviver o período de infância. Por isso escolhemos essa fantasia. Estamos com uma turma que forma todo o pessoal da Caverna do Dragão", conta Luiza. "Eu estava sentindo muita falta, muita falta mesmo de poder brincar o carnaval", completa a foliã.




Jaraguá Folia leva milhares de foliões ao bairro histórico de Maceió - Foto: Ailton Cruz




O jornalista, historiador e produtor cultural Edberto Ticianeli é um dos criadores do Jaraguá Folia. Ao ver as ruas lotadas nesta sexta-feira e o carnaval de rua preenchendo as ruas históricas de alegria, ele diz que a sensação de quem faz a Liga Carnavalesca é de dever cumprido.

“O Jaraguá Folia é um sucesso desde o início, pois reúne todos os ritmos, do frevo, que predomina, o samba, o maracatu, Bois, bate lata, mas tudo de forma acústica. Não tem nada de eletrônico. É o povo e as orquestras que fazem a festa”, se orgulha Ticianeli.

Outra foliã orgulhosa é Gildete da Silva, de 64 anos. Ela vai ao Jaraguá Folia há mais de 20 anos afirma que não há nada como a energia das ruas históricas repletas de brincantes.

"Todos os anos eu estou aqui no Jaraguá Folia. Enquanto tiver vida, estarei aqui. Esses dois anos de pandemia foram terríveis, perdi pessoas queridas. Mas agora a gente está vivendo. Vê esse público aqui hoje, olha, é maravilhoso", afirma.




CARNAFOLIA

Da capital ao interior, você acompanha as prévias e o carnaval de alagoas em tempo real nos veículos da Organização Arnon de Mello (OAM), por meio do Carnafolia na Gazeta. A cobertura multimídia pode ser conferida no portal Gazetaweb.com, no jornal Gazeta de Alagoas, na TV Mar (canal 525 da NET/Claro) e nas rádios Gazeta 98,3 FM e 94,1.

O Carnafolia na Gazeta tem o apoio de: Telesil Engenharia, Naturalle, Pagbet, Cimento Zumbi, Taboada Incorporadora e Condomínio Angatu.

Fonte: Gazeta Web