Notícias

Colisão entre dois VLTs deixa várias pessoas feridas; veja vídeo

Os dois VLTs estariam trafegando no mesmo trilho e acabaram colidindo de frente

10/02/2023 15h03
Colisão entre dois VLTs deixa várias pessoas feridas; veja vídeo
Dois trens colidiram no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa - Foto: Lael Arruda/TV Cabo Branco

Um vídeo do circuito de segurança da estação da Ilha do Bispo mostrou o momento em que dois trens colidiram de frente, na tarde da quinta-feira (9), em João Pessoa. O acidente deixou mais de 30 pessoas feridas, e aconteceu a alguns metros da estação, quando os trens estavam em baixa velocidade. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a colisão foi entre dois veículos leves sobre trilhos (VLTs).

As imagens começam às 17h08 e o vídeo mostra quando um dos VLTs está saindo da estação. Ele segue em direção à esquerda do vídeo, quando o outro VLT está chegando. Em seguida, é possível ver quando eles batem e uma fumaça aparece no canto do vídeo, e as pessoas na estação notam que aconteceu o acidente.

“O trecho é de baixíssima velocidade, é uma saída de estação, quando os veículos sequer tenham impresso uma velocidade suficiente para deslocamento. Esse outro veículo deveria ter parado no desvio e eles cruzaram um pelo outro nesse instante. Acabou que não aconteceu e eles acabaram colidindo na pontinha da plataforma”, disse Othomagno Viegas, gerente operacional da CBTU.



Elza de Souza tem 84 anos, é aposentada, e mora em frente ao local onde aconteceu o acidente desde criança. Ela conta que esta foi a primeira vez que viu um acidente no local. “Eu tava sentada, e quando eu vi foi só a batida, muito grande. Depois eu corri para mais perto e vi a aglomeração do povo abrindo as portas para sair, porque tinha muita gente”, disse.

Várias unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para socorrer os feridos. Algumas pessoas foram atendidas e liberadas ainda no local da colisão, mas 36 pessoas foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Segundo a unidade hospitalar, até às 9h desta sexta-feira (10), 19 mulheres e 17 homens, com idades entre 15 e 65 anos, deram entrada na instituição vítimas do acidente. Todos passaram pelos primeiros atendimentos e quatro ainda permanecem internados na unidade de saúde, em quadro estável. Das 36 vítimas, apenas uma precisou passar por uma cirurgia no abdômen.

Confira a nota da CBTU na íntegra:


"A CBTU João Pessoa lamenta profundamente o acidente ocorrido hoje, dia 9 de fevereiro, às 17h15, com os trens Vlt 04 e Vlt 02, que colidiram frontalmente no cruzamento ferroviário na Ilha do Bispo, em João Pessoa.

A CBTU João Pessoa manifesta a sua solidariedade aos familiares dos passageiros acidentados, dando o apoio que o momento requer.

Informa, ainda, que mobilizou imediatamente diversos profissionais para o local e reconhece o trabalho realizado no atendimento às vítimas pelo Corpo de Bombeiros, pelo Batalhão de Polícia, pelo Samu, pelos Hospitais estaduais e municipais.

A CBTU João Pessoa ressalta que uma Comissão de Técnicos irá apurar as causas do acidente. O laudo será apresentado num prazo de 30 dias. Portanto, são prematuras quaisquer hipóteses sobre o ocorrido.

Os trens funcionarão nesta sexta-feira, 10, apenas entre João Pessoa e Cabedelo e vice-versa até que o trecho onde aconteceu o acidente seja liberado."


*Com G1