Notícias

Sob a gestão Kil, União está entre os 80 municípios com a melhor educação do Brasil

Por Redação 07/02/2023 19h07
Sob a gestão Kil, União está entre os 80 municípios com a melhor educação do Brasil
KIL - Foto: Secom União

Durante a entrega dos kits escolares que acontecerão para mais os mais de 10 mil alunos da rede, o prefeito de União dos Palmares, Kil Freitas, divulgou um dado que credencia o município como referência nacional em qualidade de educação.
União dos Palmares está entre os 80 municípios classificados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, no ranking de melhor educação do Brasil, ocupando o 79º lugar, além de ser o 6º melhor resultado do estado de Alagoas.

O resultado da excelência no ensino público é fruto dos investimentos constantes da Prefeitura de União na área de Educação, não apenas em capacitações aos profissionais de ensino, como também em investimentos para melhorar cada vez mais a infraestruturas das escolas e proporcionar mais acessibilidade e conforto aos profissionais e alunos. Recentemente, Kil iniciou a entrega de kits escolares para os mais de 10 mil alunos da rede, além dos professores. E em breve vai entregar também fardamento completo, incluindo o tênis. Além de iniciativas como implantação de oficina de robótica, laboratório de matemática entre outras ações importantes de valorização ao ensino.

“Fui secretário de educação no início de minha vida pública, a educação sempre foi uma bandeira prioritária de transformação e esperança.É uma alegria sem igual chegar até aqui enquanto prefeito e entregar o material escolar e (em breve) o fardamento aos alunos da rede municipal. E sermos hoje referência nacional em educação”, ilustra Kil com muito orgulho.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado pelo governo federal em 2007, para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.