Notícias

Estudantes de Alagoas já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Inscrições seguem até 17 de março pelo site da obmep.

Por Redação com G1/AL 01/02/2023 11h11
Estudantes de Alagoas já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
. - Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O objetivo é promover o interesse pelo estudo da matemática, descobrir talentos na área e fortalecer a formação de professores. As inscrições seguem até o dia 17 de março. A competição é nacional, reúne alunos de todo o país e deve ser feita exclusivamente pelas pelas escolas.

Na edição 2022, Alagoas registrou a participação de 350 mil estudantes de 840 escolas públicas e privadas. Ao todo, o Estado conseguiu 93 medalhas com alunos de escolas públicas e privadas, sendo duas de ouro, 17 de prata e 74 de bronze.

Em Alagoas, a olimpíada é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretarias Municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino.

"Nosso objetivo é estimular os alunos e também os professores. Porque não apenas os alunos, mas os professores e as escolas também são premiados. Isso é muito bom porque incentiva", disse Andrea Maciel, gestora do Núcleo Estratégico de Inovação e Tecnologia na Educação.

Fases da Olimpíada


A olimpíada ocorre em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de seis questões.

A 1ª fase da Obmep será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (Ensino Médio).

"No site da Obmep os estudantes encontram cursos, oficinas, simulados e provas. Tudo para que eles possam se preparar para a olimpíada", disse Andrea.