Notícias

Presidente da Assembleia Legislativa de AL é eleito nesta quarta-feira

Por Redação 01/02/2023 10h10 - Atualizado em 01/02/2023 11h11
Presidente da Assembleia Legislativa de AL é eleito nesta quarta-feira
Assembleia Legislativa de Alagoas - Foto: Divulgação

A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) acontece nesta terça-feira (1º), às 14h, na sede do Legislativo alagoano. Os deputados estaduais irão eleger a nova Mesa Diretora, que comandará o Poder pelo próximo biênio (2023/2024).

A primeira sessão preparatória de posse será realizada no plenário da Casa, cujos trabalhos serão dirigidos pelo presidente do Legislativo, deputado Marcelo Victor, em conformidade com o estabelecido no parágrafo 1º, do artigo 2º, do Regimento Interno do Poder. Trinta minutos após a posse dos parlamentares, haverá uma segunda sessão preparatória, na qual será eleito o novo presidente do Parlamento, em votação isolada.

Após eleito, o presidente é imediatamente empossado e assume os trabalhos, a fim de dar sequência ao processo eleitoral dos demais integrantes da Mesa Diretiva, que representará o Poder pelo próximo biênio (2023/2024). Em regra, a votação é aberta e nominal, conforme estabelecido na resolução nº 640/2020. Segundo o Regimento Interno da Casa, para se eleger o novo chefe do Legislativo, assim como os demais integrantes da Mesa Diretora, é exigida a maioria absoluta de 14 votos.

Na tarde de ontem (31), foram protocolados os registros de candidatura do deputado Marcelo Victor à presidência da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e da chapa para composição do restante da Mesa Diretora. Conforme antecipou a jornalista Vanessa Alencar em seu blog, a Mesa Diretora da ALE deve ter a seguinte composição:

Presidente: Marcelo Victor

1º vice: Bruno Toledo

2º vice: Gilvan Filho

3ª vice: Flavia Cavalcante

1º secretário: Francisco Tenorio

2º secretário: Ricardo Nezinho

3º secretário: Marcos Barbosa

4º secretário: Carla Dantas

1ª suplente: Silvio Camelo

2º suplente: Dudu Ronalsa

Eleita e empossada a Mesa Diretora, bem como os suplentes, o presidente convocará os parlamentares a comparecer a Casa, no próximo dia 15 de fevereiro, para a instalação da primeira sessão legislativa da 20ª Legislatura.

Quem são os deputados

Também serão empossados os deputados eleitos no último pleito e que farão parte da 20ª Legislatura da Casa de Tavares Bastos. Dos 27 deputados que comporão o Parlamento alagoano, 11 são estreantes na Casa. A última eleição teve a maior quantidade de mulheres eleitas para o cargo de deputada estadual, com seis representantes. No entanto, a bancada feminina da ALE deve permanecer com o mesmo número de deputadas que a Legislatura anterior (cinco), já que Carla Dantas (MDB), após a posse, deve se licenciar para voltar ao cargo de secretária de Estado da Agricultura, deixando vaga a quarta secretaria.

Dos 27 deputados que comporão o Parlamento alagoano na próxima Legislatura, 11 são estreantes na Casa: Alexandre Ayres (MDB), André Silva (Republicanos), Carla Dantas (MDB), Delegado Leonam (União Brasil), Doutor Wanderley (MDB), Fernando Pereira (PP), Gabi Gonçalves (PP), Lelo Maia (União Brasil), Mesaque Padilha (União Brasil), Remi Calheiros (MDB) e Rose Davino (PP).

Retornam ao Legislativo os deputados Cabo Bebeto (PL), Marcelo Victor (MDB), Flávia Cavalcante (MDB), Cibele Moura (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Antonio Albuquerque (Republicanos), Fátima Canuto (MDB), Bruno Toledo (MDB), Ronaldo Medeiros (PT), Dudu Ronalsa (MDB), Inácio Loiola (MDB), Francisco Tenório (PP), Breno Albuquerque (MDB), Gilvan Barros Filho (MDB), Marcos Barbosa (Avante) e Silvio Camelo (PV).

Primeira sessão preparatória

Durante a primeira sessão preparatória para a posse dos parlamentares, o presidente Marcelo Victor convidará dois deputados para, na condição de 1º e 2º secretários, comporem a Mesa. Não há chamada. O 1º secretário lê a relação de deputados que tomarão assento no Parlamento; e caberá ao presidente da Mesa a leitura do termo de compromisso constitucional. Em seguida é feita a chamada dos deputados para que, de pé, ratifiquem a declaração.

*Com Ascom ALE