Notícias

Após ser alvo de críticas, Braskem se pronuncia sobre patrocínio ao BBB 23

Logo da empresa apareceu acima das lixeiras da cozinha do programa na terça-feira (17) e indignou internautas

Por Redação* 19/01/2023 15h03
Após ser alvo de críticas, Braskem se pronuncia sobre patrocínio ao BBB 23
A Braskem foi a empresa responsável pelo maior afundamento de solo em bairros de Maceió - Foto: Reprodução

O deputado federal Paulão (PT), a deputada estadual Cibele Moura (MDB) e a vereadora por Maceió, Teca Nelma (PSD) estão entre as centenas de internautas que usaram as redes sociais para criticar o fato de a mineradora Braskem ser uma das patrocinadoras da edição 2023 do programa Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo.

Cibele, por exemplo, fez um “thread” (sequência de posts sobre o mesmo assunto) e compartilhou vários links de reportagens para explicar ao país a tragédia ambiental provocada pela empresa “que destruiu diversos bairros de Maceió e agora é uma das patrocinadoras do BBB”.

A Braskem informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que “vem cumprindo rigorosamente os acordos firmados com as autoridades, priorizando a segurança das pessoas e a solução do fenômeno geológico em Maceió, permitindo ainda que os moradores realocados sejam indenizados de maneira justa, no menor tempo possível”.

Sobre a participação no BBB, a mineradora disse que “o BBB é hoje um dos programas de maior audiência no país, e sensibilizar sua audiência para a importância do descarte correto dos materiais plásticos tem o objetivo de conscientizar que o plástico descartado corretamente é reciclado e volta como benefício para a sociedade”.

Confira a nota na íntegra:


Posicionamento Braskem

"A Braskem vem cumprindo rigorosamente os acordos firmados com as autoridades, priorizando a segurança das pessoas e a solução do fenômeno geológico em Maceió, permitindo ainda que os moradores realocados sejam indenizados de maneira justa, no menor tempo possível. Por meio do Programa de Compensação Financeira e Apoio a Realocação, mais de 98% dos moradores das áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil já foram realocados preventivamente. Até o final de 2022, 18.618 propostas de compensação foram apresentadas, o que equivale a 99,7% de todas as propostas previstas. O índice de aceitação se mantém acima de 99% desde o início do Programa, e mais de R$ 3,2 bilhões já foram pagos em indenizações, auxílios financeiros e honorários de advogados.

Além das ações de segurança patrimonial, zeladoria, monitoramento do solo e fechamento dos poços de sal, a Braskem está desenvolvendo ações previstas no Termo de Acordo Socioambiental assinado com o poder público, para mitigar, compensar ou reparar eventuais impactos causados pela desocupação dos bairros.

A Braskem, sendo uma produtora de resinas plásticas, também possui o compromisso de engajar e promover a economia circular, que passa pelo consumo consciente e o descarte correto de resíduos. Por isso, vem desenvolvendo, ao longo dos anos, uma série de ações educacionais em ações e mídias de massa, buscando impactar positivamente a sociedade.

O BBB é hoje um dos programas de maior audiência no país, e sensibilizar sua audiência para a importância do descarte correto dos materiais plásticos tem o objetivo de conscientizar que o plástico descartado corretamente é reciclado e volta como benefício para a sociedade."


*Com informações do Cada Minuto