Notícias

Tradição há anos, procissão do mastro reúne milhares de fiés em União dos palmares

A caminhada de fé aconteceu na tarde deste domingo (15).

Por Laura Costa 16/01/2023 07h07
Tradição há anos, procissão do mastro reúne milhares de fiés em União dos palmares
Procissão do mastro - Foto: Alan Santos / Zona 10

A procissão do mastro é tradição há anos em União dos Palmares e na tarde de ontem (15/01), reuniu milhares de pessoas em devoção a Santa Maria Madalena, padroeira do município. Em um percurso estimado em 3 km, os fieis carregavam nos ombros um tronco de quase 25 metros, que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade.

Após dois anos de pausa em razão da pandemia, a tradicional procissão dá inicio as festividades da padroeira local, sendo considerada uma das maiores festas religiosas do interior de Alagoas. A tradição, inclusive, já tem mais de 100 anos de existência.

Desde cedo já era grande a concentração de pessoas que ficavam ao lado do mastro, no final da Rua Juvenal Mendonça, os católicos amarravam fitas com preces e assinaturas, pedindo proteção e bênçãos a santa para todo o ano.

A expectativa aumenta a cada hora antes da procissão começar. Após o padre da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena dar a bênção, as pessoas pegam o tronco e saem caminhando até o destino final, a Praça Basiliano Sarmento, no centro de União. O tronco é pesado e difícil de ser conduzido, mas a penitência de carregá-lo representa a fé e a devoção pela Santa.

A procissão é acompanhada por pessoas a pé, em cavalos, carroças, motos e bicicletas. Cada um vai da forma que prefere. O prefeito Kil e o vice-prefeito Junior Menezes estiveram presentes no momento histórico, do início ao fim.

 Ao chegar à Praça Basiliano Sarmento, o mastro é colocado no chão, daí em diante dá início aos preparativos para fazer o erguimento, tesouras de madeira são montadas no local, além de cordas que são amarradas no mastro.

Nos próximos dias, os palmarinos vão curtir a Festa de Santa Maria Madalena e em seguida, a diversão é por conta de um parque de diversões que é montado na principal avenida da cidade todos os anos, atraindo também, pessoas de cidades circunvizinhas. 

Veja: