Notícias

PF apreende rascunho de decreto para Bolsonaro reverter resultado da eleição

Por Redação* 12/01/2023 18h06 - Atualizado em 12/01/2023 18h06
PF apreende rascunho de decreto para Bolsonaro reverter resultado da eleição
Ex-ministro da Justiça Anderson Torres e Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

O esboço de um decreto para instaurar Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mudar o resultado da eleição presidencial foi encontrado pela Polícia Federal na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que se encontra foragido da Justiça no momento. Tal medida seria inconstitucional.

O documento foi encontrado nesta terça-feira (10), no armário de Anderson durante uma busca e apreensão em sua casa. Segundo ele, o objetivo era reverter o resultado da eleição, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vencedor e se elegeu como presidente do país. 

O documento dá indicação de ter sido feito após a realização das eleições e teria objetivo de apurar abuso de poder, suspeição e medidas ilegais adotadas pela presidência e por membros do tribunal antes, durante e depois do processo. Esse restabelecimento é citado na minuta do decreto apesar de as suspeitas de fraude sugeridas por Bolsonaro nunca terem sido provadas.

Torres já teve a prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça-feira. Ele assumiu o comando da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal no dia 2 de janeiro e viajou de férias aos Estados Unidos cinco dias depois.



Com: Metrópoles*