Notícias
Santuário Santa Tereza deve reabrir, em Atalaia
Reserva foi fechada por decisão judicial no início da alta temporada, mas município tenta reverter situação
Um mandado de despejo da Fazenda Santa Tereza, zona rural de Atalaia, de autoria de João Luiz Pereira de Lyra, o falecido usineiro João Lyra, a pedido de sua filha e herdeira, Lourdinha Lyra, o Santuário Santa Tereza, fechado nas últimas 48 horas, provocou uma reação no munícipio. Nomes importantes e até a prefeita da cidade, Cecília Rocha, estão em defesa da reabertura do santuário.
Na última segunda - feira (03), turistas, permissionários e o gestor do santuário, Jorge Ferreira de França, foram surpreendidos por uma ação de Despejo por falta de Pagamento Cumulado com Cobrança, emitido pelo Juiz de Direito da Vara do Único Ofício de Atalaia, João Paulo dos Santos. A ordem era para o fechamento imediato do santuário e a retirada, entre 24 horas, de todos os equipamentos dos permissionários.
A ordem de fechamento gerou uma onda de protestos. O gestor garantiu que já moveu outras ações para reabrir o santuário, que garante a manutenção de 50 postos de trabalho, além de movimentar boa parte da economia do município com o turismo.
A movimentação para a reabertura do santuário chegou até o Gabinete da prefeita Cecília Rocha. O procurador efetivo do município e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Márcio Roberto Tenório, foi enfático ao afirmar que o município está tomando todas as providências para entender a ação judicial de fechamento, e tentar reverter a situação e reabrir o mais rápido possível o santuário ecológico Santa Tereza.