Notícias

Alunos da rede estadual de AL poderão fazer intercâmbio internacional; veja como

Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (23) e consiste na concessão de bolsas para que alunos façam cursos no exterior

Por Laura Costa 27/12/2022 06h06 - Atualizado em 27/12/2022 06h06
Alunos da rede estadual de AL poderão fazer intercâmbio internacional; veja como
Daqui para o Mundo beneficiará alunos da rede estadual com intercâmbio internacional - Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Estudantes da rede pública do estado de Alagoas estão com a oportunidade de fazer intercâmbio internacional para cursos profissionalizantes e de idiomas, com o Programa Daqui Pro Mundo. Além de todo conhecimento adquirido através dos estudos, o estudante poderá conhecer novas culturas. As viagens serão custeadas pelo Governo de Alagoas.

A lei que abre espaço para o Programa Daqui pro Mundo foi publicada sexta-feira (23) no Diário Oficial do Estado (DOE). A publicação está disponível nos sites da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) www.educacao.al.gov.br e do Diário Oficial do Estado – www.imprensaoficial.al.gov.br. O programa consiste na oferta de bolsas de intercâmbio a alunos do ensino médio da rede pública estadual para que estes possam fazer cursos de idiomas ou profissionalizantes e, até mesmo, o equivalente ao ensino médio no país para onde viajarem.

A participação no programa será por meio de processo seletivo conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e poderão se candidatar estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas estaduais, com idade mínima de 14 anos até a data da viagem e frequência escolar mínima de 75%. O candidato também precisará ter a autorização de seu responsável legal e se submeter ao processo regular de concessão de vistos para o país destino.

“O Programa Daqui pro Mundo é mais uma iniciativa do governador Paulo Dantas e será mais uma das várias ações empreendidas pelo Governo de Alagoas para valorizar os estudantes da rede estadual. Até então, um intercâmbio internacional era um sonho possível apenas àqueles selecionados no Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada Americana no Brasil. Agora, mais jovens alagoanos terão a chance de ter uma experiência enriquecedora, que os permitirá viajar para outro país, conhecer novas culturas e fortalecer sua formação, transformando suas vidas para sempre”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.



*Com Ascom Seduc