Notícias

Renata Calheiros é eleita conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas

15/12/2022 20h08
Renata Calheiros é eleita conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas
. - Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) elegeu Renata Calheiros para ocupar uma vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A votação aconteceu após sabatina realizada na manhã desta quinta-feira (15). A ex-primeira dama do estado, esposa do ex-governador Renan Calheiros (MDB), foi eleita com 22 votos. Seis candidatos disputavam a vaga.

"Parabenizo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, pela condução transparente e democrática desta seleção tão fundamental para este imprescindível órgão de controle, que é o Tribunal de Contas de Alagoas, onde se garante a transparência da gestão pública no nosso Estado e a eficiência dos gastos e das políticas governamentais”, disse Renata em seu discurso.

Como conselheira da Corte de Contas, cargo vitalício que vai ocupar até decidir se aposentar, Renata Calheiros terá a função de fiscalizar o uso do dinheiro e de bens públicos por agentes públicos, incluindo o governador do estado. O salário bruto do cargo é de R$ 35.462,22 mais as gratificações.

Os demais candidatos que concorreram à vaga foram Basile Georges Campos Christopoulos, Fábio José Correia Leal Costa, Flávio Gilberto Farias dos Santos, Lisângela Maria Rubik da Silva e Kézia Sayonara Franco Rodrigues Medeiros.



A votação foi secreta. Dos 24 deputados presentes à sessão na ALE, apenas dois deputados não votaram em Renata, mas na candidata Kézia Rodrigues. Os outros quatro candidatos não obtiveram votos.



Pela manhã, todos foram sabatinados pelos integrantes das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia sobre experiências profissionais e temas como eficiência do gasto público, ações preventivas para se evitar o dano ao erário e fiscalização dos recursos públicos aos municípios por parte do Tribunal de Contas.



A vaga agora ocupada por Renata Calheiros foi aberta com a aposentadoria voluntária do conselheiro Cícero Amélio da Silva. Nove candidatos se inscreveram, mas três deles não compareceram à sabatina e, por isso, tiveram as candidaturas indeferidas.


Fonte: G1