Notícias

Moradores acionam MP por falta de água em União dos Palmares

Após sucessivos casos de falta de abastecimento, eles buscaram intervenção do órgão, afim de solucionar o problema

Por Redação 14/12/2022 14h02 - Atualizado em 14/12/2022 15h03
Moradores acionam MP por falta de água em União dos Palmares
Professor Arthur Nascimento - Foto: Reprodução/Zona10

Moradores de União dos Palmares se mobilizaram para pedir melhorias na distribuição de água por parte da Verde Alagoas. Após sucessivos casos de falta de abastecimento, eles buscaram intervenção do Ministério Público Estadual (MPE), afim de solucionar o problema.

Na tarde desta quarta-feira (14.dez.2022), representantes da concessionária de água e esgoto estiveram reunidos com o MPE, para apresentarem esclarecimentos sobre o problema na cidade. Na ocasião, também foram apresentadas outras demandas dos palmarinos.

"Saímos de lá muito satisfeitos não só pela escuta sensível e acolhedora do MP, mas com a possibilidade de uma possível melhoria no abastecimento da água no município. Que ela chegue, inclusive, às casas das pessoas que mais necessitam", disse o professor Arthur Nascimento ao Zona10.

Como se não bastasse o desabastecimento, a empresa anunciou um reajuste de 10,74% em todas as faixas de consumo e categorias de clientes, que está valendo desde o dia 8 de dezembro. A população também reclama dos valores considerados "absurdos" nas tarifas de água e esgoto.

Em nota enviada à reportagem do Zona10, a Verde Alagoas reforçou que "o reajuste tarifário é contratual e anual, calculado com base na inflação e homologado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal)".

Ainda segundo a empresa, "o reajuste na tarifa leva em conta a elevação dos custos para prestação dos serviços, como: energia, produtos químicos e custos com mão de obra nos últimos 12 meses".

Foto: Reprodução


Confira a nota na íntegra:

"A Verde Alagoas, concessionária de água e esgoto, responsável pelos serviços em União dos Palmares, reforça que o reajuste tarifário é contratual e anual, calculado com base na inflação e homologado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). O reajuste na tarifa leva em conta a elevação dos custos para prestação dos serviços, como: energia, produtos químicos e custos com mão de obra nos últimos 12 meses.

O valor descrito na fatura da Verde Alagoas é utilizado para custear a operação do sistema. Esse serviço é fundamental para recuperação e preservação de nossas águas, oferecendo qualidade de vida para você.

A cobrança da tarifa de esgoto que é realizada pela Verde Alagoas respeita o contrato de concessão e edital, sendo aplicável sempre que há disponibilidade do serviço na rua do cliente, mesmo que o imóvel não esteja ligado à rede de esgoto em respeito a legislação aplicável.

Esgoto - O tratamento/afastamento do esgoto traz benefícios com redução de doenças com veiculação hídrica, mal cheiro e esgoto a céu aberto. Além disso, o seu município terá ganhos ambientais e econômicos com a expansão do sistema de esgoto.

Baixa renda - Para auxiliar famílias de baixa renda, a Verde Alagoas reforça que o benefício da tarifa social oferece desconto nas tarifas cobradas pela empresa. O cliente precisa procurar uma loja de atendimento para solicitar o programa social e verificar os critérios específicos para o cadastro. Em União dos Palmares, a loja está localizada na Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 302, Centro. Para verificar a documentação necessária, acesse www.verdealagoas.com.br/servic... disso, a empresa está à disposição dos seus clientes pelo WhatsApp e central telefônica 0800 941 0195."