Notícias

Religiosos de matriz africana celebram Dia de Iemanjá na orla de Maceió

Rainha das águas salgadas é celebrada com rezas, danças e muito batuque

Por Redação* 08/12/2022 14h02
Religiosos de matriz africana celebram Dia de Iemanjá na orla de Maceió
Dia de Iemanjá é celebrado na praia da Pajuçara, em Maceió - Foto: Adja Alvorável/g1

Na manhã desta quinta-feira (8), a orla de Pajuçara, em Maceió, foi tomada por religiosos de matriz africana que foram homenagear Iemanjá. Eles celebraram a deusa das águas salgadas com música, dança e oferendas depositadas no mar.

O Dia de Iemanjá varia de um estado para outro. Enquanto na Bahia a mãe dos Orixás é celebrada no dia 2 de fevereiro, em Alagoas a comemoração acontece no dia de Nossa Senhora da Conceição, por causa do sincretismo religioso com a santa católica.

Desde cedo, muitos fieis se reuniram na orla da capital para celebrar a data com rezas e muito batuque. Eles também fizeram oferendas à rainha do das águas salgadas, como flores, frutas e alfazema.

"A gente espera o ano todo por esse dia. É tradição, todo ano a gente traz todo tipo de presente. A gente faz pedidos o ano todo para pagar hoje, no dia 8 de dezembro", disse Maria Agda, mãe de terreiro.

Muitos banhistas também pararam para admirar as celebrações. Rosângela Aguinelli mora em Mato Grosso e está em sua segunda visita a Maceió, mas essa foi a primeira vez que ela acompanhou as danças que embalam o dia de Iemanjá.

"Eu estou gostando. A religiosidade deles é diferente da minha, mas eu respeito e admiro".

Essa é a data mais aguardada do ano por Maria Quitéria de Oxum, que há mais de 10 anos faz questão de ir à praia agradecer a Iemanjá. "Para mim, ela é tudo. É uma santa que a gente admira, acha bonita, é uma mãe amorosa com os filhos".

As celebrações e homenagens à Iemanjá seguem ao longo do dia.

*Com G1AL