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Copa do Mundo dá "pontapé inicial" nas vendas para os eventos de final de ano

24/11/2022 10h10
Copa do Mundo dá 'pontapé inicial' nas vendas para os eventos de final de ano
. - Foto: Reprodução

A realização da Copa do Mundo excepcionalmente nesta época do ano impulsiona, pela primeira vez, as vendas de Natal, segundo o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista). O evento futebolístico mais esperado pelos brasileiros se encerra em 18 de dezembro, a uma semana da celebração natalina. O percentual de vendas tanto da Copa quanto do Natal aumentou em comparação aos eventos anteriores, de 2018 e 2021. Este Mundial deve movimentar o mercado 7,4% a mais que em 2018, enquanto no Natal as vendas devem aumentar em 16% em relação ao ano passado.

O clima de otimismo dos lojistas embala as contratações temporárias, que já registram crescimento de 61% este ano em comparação a 2021. A média de funcionários por empresa também subiu, passando de 2,26 para 2,96. Com isso, a previsão de vagas disponíveis quase dobrou e chegou a 3,5 mil, ante os 1,8 mil do ano passado. Levantamento feito pelo Instituto Fecomércio-DF (IF-DF) mostra que cerca de 30% dos lojistas entrevistados têm a intenção de contratar mais funcionários para os períodos de Copa do Mundo, Black Friday e Natal, maior expectativa dos últimos cinco anos. Os dados são da pesquisa realizada pela Fecomércio, que ouviu 503 lojistas de 29 segmentos, em diferentes regiões administrativas.

Com a comercialização de camisetas, bandeiras, bolas, apitos, fogos, bebidas e artigos para decoração nas cores verde e amarela, o comércio do DF prevê que a competição futebolística sozinha vai injetar cerca de R$ 23 milhões no varejo local. Caso a Seleção Brasileira se classifique para a final do campeonato, o valor pode chegar aos R$ 25 milhões, considerando também o faturamento de lojas, bares, restaurantes e outros comércios.

A Fazenda Churrascada Brasília é um dos diversos pontos de encontros que se organizaram para receber os torcedores durante a Copa. "Começamos a nos preparar para a competição em agosto, já imaginando quais atrações gostaríamos que estivessem conosco aqui nos jogos", explica André D'Alessandro, um dos sócios do empreendimento. Além de telões de LED e televisores para transmitir as partidas, a casa vai trazer atrações para os clientes. Os artistas Belluco, Danilo e Davi, Texas Radio e Charles Mancini ficarão responsáveis pela trilha sonora da festa.

O início dos jogos da Copa fez com que o comércio entrasse em ritmo de Natal precocemente. "Empresas já nos procuraram querendo realizar confraternizações em dias de jogo, unindo uma festividade à outra", conta o sócio.

Entrando no clima

Enquanto os bares e restaurantes se preparam para o aumento da clientela nos próximos dias, as lojas de vestuário foram alvo de grande procura durante as últimas semanas. "Nos dias que antecederam a estreia do Brasil na Copa, o movimento foi muito forte. Esta semana, a loja está muito cheia", avalia Márcio Macedo, sócio gerente da Grandes Torcidas. Márcio conta que o aumento de vendas perto do primeiro jogo do Brasil na competição é um movimento comum na loja. "Não só a venda de camisa aumentou, como também a de copos, canecas, acessórios", detalha.

Segundo o sócio, a blusa da Seleção Brasileira, que foi muito utilizada como símbolo político nos últimos anos, tem sido procurada amplamente após as eleições. "Antes da eleição, essas blusas da Seleção estavam sendo vendidas totalmente sob cunho político. Mas, com o fim do período eleitoral, as camisas são procuradas pelos dois lados. Tem gente que pede para colocar o número 13, o número 22", explica.

Fonte: Correio Braziliense