Notícias

Secretária de Saúde orienta população com sintomas de gripe a usar máscaras

23/11/2022 12h12
Secretária de Saúde orienta população com sintomas de gripe a usar máscaras
. - Foto: Reprodução

O aumento dos casos de covid-19 no Distrito Federal reacende o debate sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Apesar de não ser obrigatório, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) pede a quem apresente sintomas gripais que use máscaras de proteção. A taxa de transmissão da covid-19 aumentou novamente no Distrito Federal e chegou a 1,52 nesta terça-feira (22/11). De acordo com a SES-DF, o índice estava em 1,37 na sexta-feira (21/11).

A pasta reiterou, ainda, que o uso do equipamento de proteção já faz parte da etiqueta respiratória adquirida pela população nos últimos dois anos, ainda que não seja mais obrigatório. “Ou seja, os cidadãos devem utilizar o acessório quando julgar necessário para evitar a contaminação”. No caso dos sintomas gripais, a secretaria pediu, ainda, que o cidadão busque acesso a uma unidade de saúde para realizar a testagem.

“Se o resultado for positivo para covid-19, é necessário o isolamento por até 7 dias. Cidadãos com sintomas - mesmo após o período de isolamento - devem retornar ao serviço de saúde”, informou o órgão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), enquanto o número continua acima de 1, a pandemia continua em avanço e fora de controle. O valor atual indica que um grupo de 100 pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras 152.

Casos de covid-19 no DF



Em relação aos diagnosticados, a pasta confirmou 757 casos positivos nas últimas 48 horas — o boletim informativo é publicado somente em dias úteis. Com isso, o DF chega à marca de 848.144 infectados desde o início da vigilância — 20 de março de 2020. Destes, 832.248 cidadãos se recuperaram.

Para tentar conter o avanço, o DF recebeu 14,5 mil doses da Coronavac. Com as vacinas, a Secretaria de Saúde anunciou que vai retornar com a vacinação contra a covid-19 de crianças de 3 a 4 anos nesta quarta-feira (23/11). A campanha estava interrompida há quase duas semanas, quando as doses acabaram. Além da retomada deste grupo, a pasta também vai voltar a aplicar a segunda dose para crianças que já iniciaram o ciclo vacinal. Os locais foram divulgados no site da SES-DF.



Fonte: Correio Braziliense