Notícias

Alagoas registra primeiro caso da subvariante BQ.1 da Ômicron

Dados constam no relatório epidemiológico da semana 45 e registrado no dia 11 de novembro

Por Redação* 15/11/2022 15h03
Alagoas registra primeiro caso da subvariante BQ.1 da Ômicron
Alagoas registra primeiro caso da subvariante Ômicron BQ.1 - Foto: Icict/Fiocruz

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) detectou o primeiro caso de uma nova variante do coronavírus, chamada de BQ.1, em Alagoas. Os dados constam no boletim epidemiológico de número 45 e registrado no dia 11 de novembro.

O relatório do MS aponta também que houve um aumento no número de casos relacionados à Covid-19 no Estado. O percentual de variação de novos casos na última semana analisada foi de 64% em Alagoas. Aumento dos casos de Covid foi registrado também em outros 20 estados.

Também está sendo identificada a sublinhagem BA.5.3.1 da VOC Ômicron, com maior número de sequenciamentos no estado do Amazonas. A sublinhagem da variante Ômicron, a BQ.1 tem mostrado uma elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do coronavírus circulando atualmente no Brasil e tem sido relacionada a novas ondas de casos de covid-19 em diversos países da Europa e América do Norte.

Para frear o avanço das variantes, as secretarias de saúde orientam a utilização de máscara em locais fechados e com grande fluxo de pessoas, evitar aglomerações, fazer a higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel a 70%, além de manter atualizado o esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço.

*Com G1AL