Notícias

Feira científica reúne cultura, criatividade e inovação em Branquinha

Das 9h às 17h, o FIC reuniu estudantes de escolas do município e de cidades vizinhas

Por Gustavo Lopes 09/11/2022 18h06 - Atualizado em 10/11/2022 15h03
Feira científica reúne cultura, criatividade e inovação em Branquinha
Primeiro Festival de Invenção e Criatividade (FIC) - Foto: Alan Santos

Arte, cultura e tecnologia. Tudo isso foi possível apreciar no primeiro Festival de Invenção e Criatividade (FIC), realizado no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Demócrito José, no Platô 3, em Branquinha, durante esta quarta-feira (9.nov.2022).

Das 9h às 17h, o FIC reuniu estudantes de escolas do município e de cidades vizinhas. E o mais legal de tudo: todos os projetos apresentados na exposição foram desenvolvidos pelos próprios alunos, com o auxílio dos professores.

Eduardo Oliveira, por exemplo, estuda na Escola Estadual Judith Nascimento da Silva, em Messias, e participou da construção de um mini parque de diversões, criado apenas com materiais recicláveis; palitos de picolé e canudos de plásticos foram alguns deles.

Eduardo Oliveira participou da criação de um mini parque de diversões | Foto: Alan Santos

Para o secretário de Educação de Branquinha, Ednaldo Firmino, a aprendizagem não acontece apenas com a lousa e o giz, mas também com a implementação das tecnologias, que possibilita o aluno experimentar outros contextos da realidade que não são vistos nos materiais didáticos.

"A aprendizagem acontece de vários formatos, não é só a lousa e o giz, mas com novas tecnologias e possibilidades que façam com que o aluno possa criar seus projetos, o professor possa ser protagonista junto com o aluno, e assim a gente vai desenvolvendo o ensino e aprendizagem com uma outra metodologia que nós chamamos de metodologias ativas, que é onde o aluno experimenta. Ele consegue construir através do eu e da experimentação que ele aprende", destacou o secretário.

Considerando um sucesso, Ednaldo afirmou que pretende transformar o FIC em um evento fixo no calendário escolar. "Nossa pretensão é realizar esse evento todos os anos e com novas ideias", disse ele.