Notícias

Lula chega a Brasília e terá reunião crucial com Lira

08/11/2022 09h09
Lula chega a Brasília e terá reunião crucial com Lira
Lula e Arthur Lira - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Brasília para comandar a transição e se encontrar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em um momento crucial para os dois. De um lado, o petista quer negociar uma licença para gastar e cumprir as promessas de campanha. O deputado, por sua vez, tenta atrair apoio do PT para a reeleição no comando da Câmara, em 2023, e manter o poder sobre as emendas do orçamento secreto. A possibilidade de acordo entre os dois, porém, é minado por disputas internas e divisões que já ocorrem na equipe do futuro governo.

Lula e Lira deram um primeiro passo rumo ao entendimento no domingo do segundo turno, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar o petista como presidente eleito. Segundo interlocutores de ambos, o tom da conversa foi cordial e positivo. Tanto o deputado quanto o pai, Benedito de Lira, foram por longo tempo aliados dos governos do PT no Congresso. O telefonema começou com o petista perguntando pela saúde do ex-senador, o que animou e "desarmou" o presidente da Câmara, de acordo com interlocutores.

O presidente eleito foi aconselhado a recuar dos ataques que fez durante a campanha eleitoral e virar a chave para um acordo com o Centrão em nome da governabilidade. Esse recado foi dado pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP) a Lula ainda durante o segundo turno, conforme relato que fez ao líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), aliado de Lira.

Fonte: Correio Braziliense