Notícias

Rio Canhoto sobe e São José da Laje atinge cota de atenção de trasbordamento

A Defesa Civil do município já iniciou trabalho de monitoramento na noite deste domingo (06); rua São José já apresenta alagamentos

Por Laura Costa 06/11/2022 23h11 - Atualizado em 07/11/2022 00h12
Rio Canhoto sobe e São José da Laje atinge cota de atenção de trasbordamento
Rio Caruru em São José da Laje - Foto: Divulgação

A cidade de São José da Laje atingiu a cota de atenção de transbordamento após elevação no nível do rio Canhoto. A Defesa Civil Municipal se pronunciou sobre o fato e informou a população que já está realizando um trabalho de monitoramento para evitar graves transtornos. As informações foram divulgadas por volta das 22h45 deste domingo. Também já foram registrados alagamentos na rua São José, área de risco, em consequência das fortes chuvas. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), até amanhã, ainda pode chover entre 20 a 30 mm/h (chuva fraca) ou até 50 mm/dia (chuva moderada). Há risco baixo de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco, como é o caso de São José da Laje.

O monitoramento hidrológico feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) às 19h30 apontou que o nível do rio Canhoto estava subindo, assim como o rio Mundaú e Caruru, que banha a cidade e está com 357.00 no nível atual na última atualização às 22h15 deste domingo.

Moradores lajenses filmaram alguns pontos de alagamento na usina Serra Grande, causados pelas chuvas que caem na região da zona da mata desde sexta-feira (04). Nos vídeos que circulam em redes sociais foi possível verificar que o sino da igreja católica da cidade tocou, sinalizando um momento de alerta a população. A situação é mais delicada no conjunto Josefa Daniel, onde a Defesa já se encontra em ação.

Como forma de prevenção, a Defesa Civil Municipal deu início na retirada de algumas famílias de suas residências, devido ao risco iminente de transbordamento. A prefeitura disponibilizou transporte para a locomoção das famílias até a escola Benício Barbosa, que neste momento serve de abrigo. O número repassado pala Defesa Civil em caso de ajuda e emergência foi o 994072768. O monitoramento deve permanecer pelas próximas 24 horas.

*Em atualização