Notícias

Na 1ª sessão pós-campanha, deputados parabenizam Paulo e Lula pela vitória e criticam protestos contra votação

01/11/2022 11h11
Na 1ª sessão pós-campanha, deputados parabenizam Paulo e Lula pela vitória e criticam protestos contra votação
. - Foto: Reprodução

Na primeira sessão após o segundo turno das eleições, a maioria dos 14 deputados estaduais que compareceram à Assembleia Legislativa (ALE), na manhã desta terça-feira (1º), aproveitou a ocasião para parabenizar a vitória de Paulo Dantas (MDB) e do presidente Lula (PT), além de criticar os que insistem em não aceitar o resultado da votação. Encerrado o processo eleitoral, os trabalhos em plenário voltarão ao normal (de terça a quinta-feira).

O parlamentar com discurso mais contundente foi Ronaldo Medeiros (PT), que teve o mandato renovado e é ferrenho apoiador do presidente eleito. Segundo ele, o Brasil participou de um evento democrático no último domingo, quando quem ganhou foram os que tiveram mais votos. Para o deputado, é inadmissível se contestar o pleito, classificando atitudes assim como “antidemocráticas, fascistas, reacionárias e extremistas”.

“A sociedade escolheu Lula como presidente e o governador Paulo Dantas, em Alagoas. Mas, é o povo da direita, que acusava a esquerda de invadir propriedades e bloquear estradas, que, agora, age como baderneiros, ditadores, que não aceitam a democracia, já que, dentro de si, não tem o espírito da política, do bem. É um povo que está cometendo crime, pois o STF já determinou que as vias sejam desocupadas. Fazem atos insanos como pessoas irresponsáveis”, denunciou.

Ele ainda fez referência à campanha eleitoral no Estado quando afirmou que, aqui, políticos usaram ferramentas para se ganhar o pleito no tapetão e elogiou a atuação do Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por, como pensa, terem agido com firmeza para restabelecer a ordem em Alagoas.

“Por isso, estou apresentando nesta Casa a proposta de concessão do título de cidadão honorário ao nobre ministro Alexandre de Moraes, que conduziu tão bem uma eleição atípica, pois tínhamos de um lado a fome, morte, desemprego, desprezo pela educação, ciência, vida, e, do outro lado, um ex-presidente que foi massacrado, covardemente impedido de disputar a última eleição. Vimos no domingo o mundo todo respirando aliviado”, ressaltou Medeiros.

Já o deputado Tarcizo Freire (PP), que não conseguiu renovar o mandato para 2023, comparou a eleição como um jogo, onde um ganha e outro perde, sendo necessário maturidade para entender que o lado vitorioso merece ser parabenizado enquanto resta ao perdedor somente aceitar e seguir em frente.

“Votei em Bolsonaro, mas aceitei a derrota. Se tem arruaceiros nas estradas são da tropa do Bolsonaro, que não aceitou a derrota”, avalia.

Ele também parabenizou o governador Paulo Dantas pela reeleição e ao presidente Lula pelo êxito nas urnas. “Sou progressista e fiquei do lado certo, e não de um cara que foi chamado de estagiário do deputado Arthur Lira”, alfinetou, sem citar o senador e candidato ao governo derrotado, Rodrigo Cunha (União Brasil).

Os deputados Lobão, Léo Loureiro e Dudu Ronalsa, todos do MDB, fizeram uso da palavra, da mesma forma, para felicitar os candidatos eleitos no domingo. Eles avaliam que as vitórias de Dantas e Lula eram necessárias para Alagoas e Brasil, visando ao avanço das políticas sociais.

Sem ordem do dia, a sessão desta terça-feira foi resumida à leitura de projetos que já haviam sido protocolizados no Parlamento e aos discursos em plenário. Os trabalhos foram comandados pelo deputado Galba Novaes (MDB), 1º vice-presidente da ALE. O presidente Marcelo Victor (MDB) não compareceu.

Fonte: Gazeta Web