Notícias

'Parece que temos uma espinha entalada na garganta com o CSA', diz Ronaldo Fenômeno, principal dirigente celeste

28/10/2022 11h11
'Parece que temos uma espinha entalada na garganta com o CSA', diz Ronaldo Fenômeno, principal dirigente celeste
. - Foto: Reprodução

No começo do ano, a situação do Cruzeiro não era fácil. Rebaixado para a Série B, com dívida de R$ 1 bilhão, a equipe mineira renasce nas mãos de Ronaldinho.

Sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, o fenômeno confirmou presença no duelo entre a Raposa e o CSA, que ficará marcado pela entrega da taça da Série B. O confronto ocorrerá em 06 de novembro, às 18h30, no Mineirão, pela 38ª rodada da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

"Agora temos um último jogo em casa, contra o CSA. Parece que temos uma espinha 'entalada na garganta' com o CSA. A gente quer sempre todas as vitórias, acho que essa é especial para nossa torcida", disse o "Fenômeno" depois da goleada diante do Novorizontino, por 4x1, resultado que quebrou um jejum de 4 jogos sem vencer na série B, depois que o grupo conseguiu o título da disputa antecipadamente.

O CSA é o maior carrasco do Cruzeiro nos últimos anos. Os alagoanos venceram quatro dos últimos seis jogos contra o time estrelado.

Antes do Brasileirão de 2019, Cruzeiro e CSA haviam se enfrentado apenas sete vezes. Até aquele momento, o retrospecto dos mineiros era de seis vitórias e uma derrota.

No primeiro turno da competição, os times empataram por 1 a 1 em Maceió. O Cruzeiro chegou a abrir o placar ainda no primeiro tempo, mas deixou a vantagem escapar quando o zagueiro Fabrício Bruno marcou contra.

Em crise no campeonato, a equipe estrelada viveu uma das noites mais desastrosas de sua história no segundo jogo. Bombas, sinalizadores e outros objetos foram atirados no gramado do Mineirão na derrota celeste por 1 a 0.

Principal referência ofensiva daquele elenco, o meia Thiago Neves ainda perdeu um pênalti na partida, que chegou a ser paralisada durante alguns minutos devido ao estouro de um rojão. O Cruzeiro foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Após o duelo, outra polêmica: foi vazado um áudio de Thiago cobrando salários atrasados do gestor de futebol Zezé Perrella. O jogador via vitória sobre o CSA como obrigação.

"Fala Zezé, bom dia, cara. Deixa eu te falar uma coisa. Eu estou pensando aqui, sei que está difícil para vocês aí arrumarem recursos, sei que está correndo atrás, mas estou falando por mim, não falei com ninguém tá, do time. Vê se você não consegue pelo menos pagar esses outros 60% antes do jogo de quinta-feira, que aí não precisa nem ter bicho, entendeu, para ganhar jogo", disse o ex-camisa 10 na ocasião.

"É uma motivação a mais para a gente, cara, acertar o salário aí. Aí você não precisa arrumar uma premiação para ganhar o jogo, porque a obrigação nossa é ganhar esse jogo. Tá louco! Se a gente não ganhar do CSA, pelo amor de Deus. Pô, faz esse esforço para a gente aí, até quinta-feira, tentar acertar esses 60% que estão atrasados do salário", complementou Thiago Neves.

A gravação caiu como uma bomba nos bastidores do Cruzeiro e se tornou um viral entre torcedores de equipes adversárias. Naquele ano, o clube terminou a Série A na 17ª posição e deixou a elite do futebol brasileiro pela primeira vez em sua história.




Retrospecto dos últimos jogos contra o CSA é favorável aos alagoanos - Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press




Choque de azulinos

Rebaixados em 2019, Cruzeiro e CSA voltaram a se enfrentar na Série B de 2020. No primeiro encontro entre os times após o polêmico jogo no Mineirão, vitória alagoana por 3 a 1 no Rei Pelé.

No duelo do segundo turno, empate por 1 a 1 no Independência. Apesar de toda tensão envolvida, as duas partidas terminaram sem grandes polêmicas. Devido à pandemia de COVID-19, nenhuma delas contou com a presença do público.

Em seu pior ano na Série B, o Cruzeiro também teve seu pior aproveitamento contra o CSA. A Raposa sofreu viradas e perdeu por 2 a 1 para o Azulão nos dois turnos do campeonato.

Após a primeira partida, no Rei Pelé, o atacante Marco Túlio, revelado pelo Atlético, zoou o time celeste no Instagram. O jogador celebrou a vitória dos alagoanos com a frase 'Fala, Zezé'.

Já na derrota em Belo Horizonte, houve briga no gramado e expulsões dos dois lados, o que resultou em punições para as duas equipes no STJD.

O CSA comemorou muito o resultado no vestiário do estádio Independência e provocou os mineiros nas redes sociais.

Decisivo no confronto, o atacante Iury Castilho fez um celular com a mão tentando relembrar o episódio, imitou o áudio gravado por Thiago Neves na comemoração do segundo gol. Após o jogo, o atleta relatou que havia sofrido ataques racistas em seu Instagram.

Fonte: Gazeta Web