Notícias

Candidatos ao Governo de AL fazem debate decisivo nesta terça (27) na TV Gazeta

27/09/2022 08h08
Candidatos ao Governo de AL fazem debate decisivo nesta terça (27) na TV Gazeta
Regras do debate foram apresentadas na semana passada aos representantes dos partidos - Foto: Reprodução

Numa das campanhas mais acirradas das últimas décadas, que deve ser decidida apenas no segundo turno, os candidatos a governador de Alagoas terão um teste de fogo nesta terça-feira (27).

O debate da TV Gazeta, o mais aguardado das eleições, pela forte audiência da emissora, acontecerá nesta noite, logo após a novela Pantanal, e vai reunir seis concorrentes ao governo: Paulo Dantas (MDB), Collor (PTB), Luciano Almeida (PRTB), professor Cícero Albuquerque (PSOL), Rodrigo Cunha (União Brasil) e Rui Palmeira (PSD).

A analista política Luciana Santana avalia que o confronto será decisivo para definir quem vai melhor se posicionar nas urnas. A pesquisa mais recente do Ipec, divulgada na semana passada, mostra uma disputa entre os primeiros lugares, com o atual governador Paulo Dantas e candidato a reeleição à frente, seguido de Collor e Cunha emparados numericamente na segunda posição, o que torna o quadro indeterminado.

O ex-prefeito Rui ainda briga para se aproximar dos que estão na dianteira. “O debate é são relevante, mas não como sendo a única ferramenta de resolver eleição. Com o aumento das redes sociais, ele ocupou um espaço muito mais de atender um público atento, que gosta de acompanhar em tempo real. Se a campanha souber utilizar bem o material produzido isso pode influenciar o eleitor indeciso. Como sendo um dos últimos confrontos acaba sendo uma oportunidade valiosa para que os candidatos busquem conquistar esse voto de quem ainda não sabem quem escolher”, avalia.

Ela diz acreditar que, em termos de diagnóstico e volume de campanha, é quase certo que Alagoas decidirá quem será o novo governador somente no dia 30 de outubro – data programada para o segundo turno das Eleições Gerais de 2022. E, nesta reta final do funil, os quatro candidatos mais bem posicionados na pesquisa IPEC continuam com chances de brigar por uma das vagas, levando a crer que a decisão será no detalhe.

“A estratégia dos candidatos é conseguir chegar ao segundo turno e, para isso, conquistar o voto dos indecisos. Na TV, eles continuarão com a postura que estão adotando, mas todos com o mesmo propósito de se manter na disputa”, analisa.

O debate será mediato pelo jornalista da TV Globo Fabio Turci e terá quatro blocos, sendo o último também reservado às considerações finais dos candidatos. Pela primeira vez, ele será realizado no estúdio da agência Staff Áudio e Vídeo, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió.

Pelas regras previamente definidas e acordadas com representantes das chapas, cada concorrente fará perguntas a um adversário, um em cada bloco. Os temas dos questionamentos serão livres ou sorteados na hora, envolvendo temas de interesse da administração estadual.


A emissora informou que, se algum candidato faltar ao debate, que não seja por motivo de saúde, uma bancada será colocada no estúdio com o nome do candidato ausente. Na vez que ele for sorteado para perguntar a bancada, será mostrada com maior destaque e o mediador lembrará que faltou.

A diretora de jornalismo da TV Gazeta, Maria Goretti, avalia que o debate é um momento propositivo para que a população possa analisar os candidatos debatendo diretamente entre eles, conhecer as propostas, os argumentos e o convencimento de que é o mais preparado para ocupar o cargo.

“As regras do debate favorecem ao confronto de ideias e propostas. A nossa expectativa é que o conteúdo prevaleça e os candidatos possam expor realmente o quanto estão aptos a administrar o Estado”, explica Maria Goretti. Os seis candidatos convidados confirmaram presença e prometeram ser propositivos, dando a chance para o eleitor/telespectador decidir qual a melhor opção para governar o Estado pelos próximos quatro anos.

Fonte: Gazeta Web