Notícias
Operação vai investigar desmatamento na Mata Atlântica em Alagoas
As atividades de fiscalização seguirão até o dia 30 de setembro
A Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa voltada ao combate ao desmatamento e à recuperação de áreas degradadas, teve inicio nesta terça-feira (20) em Alagoas e mais 16 estados.
As atividades de fiscalização seguirão até o dia 30 de setembro, quando serão contabilizadas as áreas vistoriadas e as infrações identificadas.
Outro objetivo é identificar as áreas de Mata Atlântica desmatadas ilegalmente nos últimos anos, cessar os ilícitos e responsabilizar os infratores nas esferas administrativa, civil e criminal.
Em Alagoas, o trabalho é coordenado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas e realizado em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a unidade regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Ministério Público Federal (MPF).
Com o uso de sistemas de monitoramento das áreas via satélite, as equipes localizam e visitam propriedades em que há suspeita de desmatamento. Uma vez constatados os ilícitos ambientais, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente – nas esferas cível e criminal – além das sanções administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais.
As fiscalizações ocorrerão tanto de modo presencial como remoto, a partir de imagens, em 35 alvos.