Notícias

Operação em Alagoas prende 35 pessoas ligadas a organizações criminosas

Ação ocorreu em 17 municípios do estado e resultou ainda na apreensão de quatro menores de idade

Por Gustavo Lopes* 16/09/2022 13h01
Operação em Alagoas prende 35 pessoas ligadas a organizações criminosas
Material apreendido na Operação Cangalha - Foto: Cortesia/Ascom SSP

Uma operação deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), no período de 15 de agosto e 14 de setembro, prendeu 35 pessoas ligadas a organizações criminosas. A ação contou com a participação de 110 policiais militares, 70 policiais civis e 65 policiais penais.

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a "Operação Cangalha" resultou ainda na apreensão de 354,54 quilos de entorpecentes, sendo a maior parte de maconha (320,19kg). Além do material, quatro menores de idade também foram apreendidos.

Ainda durante a ação, que aconteceu em 17 municípios alagoanos, foram apreendidas 25 armas de fogo, 669 munições, oito veículos e R$ 6.992,50. Uma das ações ocorreu, em 18 de agosto deste ano, no município de São Miguel dos Milagres, quando foram apreendidos uma submetralhadora, uma pistola e três revólveres, além de munições e drogas.

Na ocasião, segundo a polícia, quatro indivíduos foram avistados pelo Grupamento Aéreo da SSP e depois efetuaram disparos contra guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Alagoas, que precisaram responder a injusta agressão sofrida. Eles ficaram feridos e foram socorridos, mas não resistiram e vieram a óbito.

No total, durante o período da Operação Cangalha foram cumpridos 21 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, foram confeccionados 19 autos de prisão em flagrante e 17 inquéritos policiais foram instaurados. As equipes também conseguiram retirar 138 armas artesanais e quatro celulares de dentro das quatro unidades prisionais revistadas.

*Com informações da SSP/AL