Notícias
Jovem faz alerta ao sofrer reação alérgica após procedimento estético
Após realizar um procedimento estético e sofrer reação alérgica, uma jovem, conhecida como Ísis Pinheiro, compartilhou em suas redes sociais uma nota de alerta sobre os riscos dos procedimentos estéticos. Ela explica que fez preenchimento labial pela terceira vez, no entanto, desta vez um lado ficou maior que o outro e, na tentativa, de resolver a situação, recorreu a novos procedimentos estéticos, que deixaram a situação ainda pior.
Confira a nota na íntegra:
"Meu nome é Ísis Pinheiro, tenho 20 anos e sou estudante em Palmas, no Tocantins. Eu acabei 'viralizando' nas redes sociais devido a um procedimento estético que realizei no começo do mês de setembro. Esta não foi a primeira vez que coloquei preenchimento labial, foi a terceira.
Desta vez, o preenchimento labial ficou um pouco torto na parte da frente. Um lado ficou maior que o outro e isso me incomodava bastante. Já havia procurado outros métodos para corrigir, mas sem sucesso. Fiz massagem labial para tentar espalhar o modelar o produto na boca. Também fiz um procedimento em que se fura onde está o acúmulo de produto e ele é espremido para tentar fazer a retirada.
Como as tentativas anteriores não deram certo, partimos para a hialuronidase, uma enzina que 'dissolve' o ácilo hialurônico. Esta foi a primeira experiência com o produto e ele não foi testado na minha pele. Assim que aplicamos, eu já senti queimação na boca e muita dor. Antes mesmo de sair da clínica, meu lábio começou a inchar. Em menos de uma uma hora, o inchaço se espalhou pelo rosto e pescoço, me deixando também avermelhada, com coceira e bolinhas.
Não tinha muita noção da proporção e seriedade até mostrar para minha mãe. Ela ficou super assustada, viu que estava além de uma reação normal. Antes de eu sair da clínica, me informaram que geralmente o produto dava um inchaço mesmo, então achei que fosse esperado. Com o passar dos minutos, comecei a ver o rosto inchando, fiquei com medo e muito assustada. Pensei que não voltaria mais ao meu estado original ou ficaria com alguma sequela de processo alérgico. Mexeu muito com minha autoestima me ver daquele jeito.
Chegando ao hospital, os médicos aplicaram adrenalina, corticoide e antialérgico. Me deixaram em observação durante cinco horas. Quando começou a desinchar, me liberaram para voltar para casa. No mesmo dia, o inchaço diminuiu significativamente e continuei tomando medicações em casa, antialérgico e corticoide por mais cinco dias. Demorou mais quatro para que o meu rosto voltasse ao normal. A minha reação alérgica aconteceu em uma quinta-feira e, na segunda, meu rosto estava normal. Infelizmente meu lábio ainda está torto. A aplicação não resolveu meu problema.
Ao postar o vídeo no TikTok, imaginei que 'viralizaria', mas não tanto. O vídeo já está com mais de um milhão de visualizações e tive comentários de médicos e profissionais da área da estética. Fiquei feliz, pois era meu real intuito com o vídeo. A gente sabe que uma reação alérgica pode ser fatal caso feche vias aéreas, então queria que as pessoas soubessem que esse produto possui esse potencial alérgico forte, o que eu não sabia antes de realizar o procedimento. Lá recebi até comentários de pessoas agradecendo pelo alerta que foi feito. Então, para mim foi muito legal de ver: pessoas sendo informadas e me agradecendo pela preocupação de mostrar isso para que ninguém passe pelo mesmo.
Minha dica é que procurem sempre profissionais habilitados e com produtos de boa qualidade, que não estejam enganando e dizendo que usam ácido hialurônico, mas aplicam outras coisas no lugar. Às vezes é comum o uso do PMMA, que pode causar necrose. Então, vale o alerta para atentar-se aos produtos utilizados no procedimento. Acredito que também é importante saber sobre alergia a hialuronidase antes de realizar o preenchimento em qualquer área do rosto, pois caso ele seja necessário, a pessoa pode acabar tendo uma reação como a minha. Peçam sempre teste de alergia, se informem e uma boa anamnese é fundamental também. Existem muitos procedimentos estéticos seguros e profissionais habilitados a realizá-los, confiem e busquem boas referências para que sua saúde, autoestima e segurança estejam sempre garantidas".
*Com: TNH1