Notícias

JHC autoriza obras do Plano de Mobilidade Urbana na parte alta de Maceió

Quando finalizada, a obra vai garantir 40% de aumento da velocidade média do fluxo viário, redução do tempo de viagem, entre outros benefício

Por Gustavo Lopes* 06/09/2022 15h03
JHC autoriza obras do Plano de Mobilidade Urbana na parte alta de Maceió
Prefeito de Maceió, JHC - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, autorizou nesta terça-feira (6/9), as obras para ampliação da Avenida Durval de Góes Monteiro, que vai ligar a via até a Avenida Menino Marcelo. A ampliação vai garantir melhorias no trânsito para quem trafega pelo local diariamente.

O prefeito avalia o investimento como uma das maiores obras de mobilidade urbana de Maceió. “Essa é uma via que além de ter um grande tráfego se conecta com as grandes vias da nossa cidade. É a principal via, sem dúvidas. Essa obra vai trazer bem-estar, mais qualidade no trânsito e qualidade de vida”, disse ele.

JHC ressaltou os avanços que ocorrerão na cidade a partir da obra. “Daqui a pouco vocês verão a obra acontecendo, que é mais um patrimônio para a nossa cidade. E com isso, a gente cria novas oportunidades, novos negócios surgem e conseguimos atrair novos investimentos para nossa cidade. Estamos tirando do papel obras importantes, com seriedade, para entregar o melhor para Maceió”, pontuou o gestor.

O projeto inicial começa do Bompreço até a Tupan e depois da Tupan até o Viaduto da PRF, aumentando duas vias de cada lado. Além disso, as obras contarão com sistema de drenagem de águas pluviais, nova iluminação pública, nova rede elétrica, ciclovia, novas calçadas e áreas de estacionamento.

Quando finalizada, a obra vai garantir 40% de aumento da velocidade média do fluxo viário, redução do tempo de viagem, melhoria dos fluxos nos bairros adjacentes, segurança no trânsito, entre outros benefícios. Nesta primeira etapa, as obras vão gerar 200 empregos diretos para os maceioenses.

Além da ligação entre as vias, os espaços contarão com programa de semaforização inteligente que, na prática, é a substituição dos equipamentos que já existem, por semáforos inteligentes, aumentando a velocidade do trânsito.

A obra também vai garantir 70 pontos de videomonitoramento inteligente, com Centro de Controle Operacional com suporte para 16 secretarias municipais estarem interligadas.

*Com Secom Maceió