Notícias

Delegacia para população vulnerável será inaugurada em Alagoas

Por Redação 24/08/2022 11h11
Delegacia para população vulnerável será inaugurada em Alagoas
Imagem meramente ilustrativa. - Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (24), às 10h, será inaugurada em Maceió a Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis da Capital, na sede do Code (Complexo de Delegacias Especializadas), no bairro de Mangabeiras.

A delegacia é uma reivindicação dos movimentos e da sociedade e tem o objetivo de atender a população vulnerável, oferecendo assistência integral às vítimas e funcionando 24h por dia, assim como aos sábados, domingos e feriados.

A Delegacia será especializada e terá competência especial voltada para investigar crimes contra a população LGBTQIAP+, idosos, pessoas de religiões de matriz africana, negros, ciganos, índios e pessoas em situação de rua. A distrital ganha o nome de "Yalorixá Tia Marcelina".

O secretário da Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL, Pedro Montenegro, afirmou que a expectativa está alta para a chegada da nova estrutura, que representa um grande e antigo anseio das populações vulneráveis. "A Lei que criou a delegacia é clara e afirma a realização de um trabalho articulado e concebido na proposta de que a polícia não pode ser apenas reativa ou repressiva. É preciso uma equipe identificada com a causa, para uma atuação preventiva, sóbria, compreensiva e não midiática", disse o secretário.

"A inauguração da especializada seguramente vai oferecer um tratamento digno e respeitoso, oferecido por uma equipe sensível, treinada e preparada para lidar com as situações que envolvem os vulneráveis", disse o presidente do CECD/LGBT-AL, ressaltando que a delegacia finalmente colocará o Estado como referência importante na garantia de direitos de todas as comunidades", concluiu ele.