Notícias

Vacinas do sarampo e poliomielite tem baixa procura e preocupa Cosems-AL

Por Redação com Assessoria 19/08/2022 08h08
Vacinas do sarampo e poliomielite tem baixa procura e preocupa Cosems-AL
Bebê tomando a vacina contra poliomielite - Foto: Reprodução/Internet

O cenário preocupante da baixa cobertura vacinal de doenças já erradicadas, como a poliomielite e o sarampo, no Brasil, com Alagoas seguindo a tendência nacional foi o tema explorado pelo presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, técnicos e autoridades sanitárias do Conasems, Opas, MPE, MPF, universidades, além da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

Mais de 80% dos secretários e técnicos municipais de Saúde participaram hoje do Cine Vacina, evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas.

O titular do Cosems-AL enfatizou que as três esferas de governo devem se unir para impedir a volta de doenças já erradicadas em Alagoas.

"O sucesso das campanhas no passado contra a poliomielite e o sarampo levaram a população a achar que estas doenças não ofereciam mais risco às crianças e não estão mais vacinando-as. Precisamos reverter isso" alertou Rodrigo

O presidente do Cosems-AL apontou entre os gargalos a perda de informações no sistema e que o eSUS e o SI-PNI precisam dialogar mais. Rodrigo agradeceu a parceria de sempre do MPF e MPE.

Segundo a técnica do PNI estadual Rafaela Siqueira, de 2017 a 2021 o Estado se saiu bem, sendo os anos de 2017 e 2018 os com melhor cobertura dos últimos 5 anos. E em 2010 foi registrada queda crescente da vacinação contra a poliomielite. Amanhã(20) será o dia D contra a polio.

A promotora de Justiça do MPE Micheline Tenório, respondendo a um questionamento da infectologista Sara Dominique, afirmou que a resistência dos pais em vacinar os filhos deve ser comunicada ao MPE na área da Infância e Adolescência na capital e, no interior, nas Promotorias.