Notícias

Varíola dos macacos: Dos 27 casos suspeitos em AL, 5 já foram descartados

Por Laura Costa 10/08/2022 22h10 - Atualizado em 11/08/2022 08h08
Varíola dos macacos: Dos 27 casos suspeitos em AL, 5 já foram descartados
Teste para Monkeypox - Foto: Reprodução/Internet

Alagoas registrou 27 casos suspeitos de varíola dos macacos. Desses, 5 já foram descartados após exames laboratoriais, sendo um de Messias, um de Maceió, um da Barra de São Miguel e dois de Rio Largo. As informações foram repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).

A Sesau ainda informou que um jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo(ES), testou positivo para Monkeypox enquanto estava em solo alagoano, no entanto já retornou para sua terra natal e está sendo monitorado pelas autoridades competentes.

Dos 27 casos notificados, 16 são do sexo feminino e 11 masculino. Os casos suspeitos são de pacientes que moram em Maceió (11), Rio Largo (1), Ouro Branco (1), Penedo (1), Branquinha (1), Murici (1), Pariconha (1), Batalha (2) e Inhapi (3).

Os pacientes já realizaram os exames laboratoriais através do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), que encaminhou os exames para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A Sesau aguarda os resultados e ressalta que os pacientes classificados como casos suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas, eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.