Notícias

Público LGBTQIAP+ terá delegacia em Maceió e delegado será homem trans

A nova unidade será inaugurada no dia 24 de agosto e fará parte do da estrutura do Complexo de Delegacias Especializadas

Por Gustavo Lopes 10/08/2022 17h05 - Atualizado em 10/08/2022 17h05
Público LGBTQIAP+ terá delegacia em Maceió e delegado será homem trans
Bandeira LGBTQIAP+ - Foto: Freepik

Alagoas terá a sua primeira delegacia exclusiva para vulneráveis, dentre eles, o grupo LGBTQIAP+. A afirmação foi dada pelo presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CECD/LGBT-AL), Messias Mendonça.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Alagoas (PCAL), a nova unidade será inaugurada no dia 24 de agosto e fará parte do da estrutura do Complexo de Delegacias Especializadas (CODE), localizado no bairro de Mangabeiras, parte baixa de Maceió.

Nesta terça-feira (9/8), durante sua participação no Programa "Ministério do Povo", da Rádio 98 Gazeta FM, Mendonça também revelou que o primeiro delegado titular será um homem trans, porém, não disse qual seria o nome do delegado escolhido.

"A criação da especializada vai garantir um tratamento digno e respeitoso, oferecido por uma equipe sensível, treinada e preparada para lidar com as situações que envolvem os vulneráveis", disse o presidente do CECD/LGBT-AL, ressaltando que a delegacia colocará o Estado como referência importante na garantia de direitos.

Em nota publicada no Instagram, a Associação da Jovem Advocacia de Alagoas destacou que "a referida delegacia já havia sido criada pelo Governo do Estado por meio de lei, no final do ano 2019, porém, ainda não havia saído do papel". Confira na íntegra abaixo:

Com sentimento de esperança e alegria, o presidente da Comissão da Diversidade Sexual da AJA/AL, Geovanny Souza, informa que recebeu a notícia do Presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CECD/LGBT-AL), Messias Mendonça, que Alagoas terá a sua primeira delegacia exclusiva para vulneráveis, dentre eles, o grupo LGBTQIAP+.

A referida delegacia já havia sido criada pelo Governo do Estado por meio de lei, no final do ano 2019, porém, ainda não havia saído do papel.

A nova estrutura será inaugurada no dia 24 de agosto e fará parte da estrutura do CODE (Complexo de Delegacias Especializadas), localizado no bairro de Mangabeiras, em Maceió, e seu delegado titular é um homem trans.