Notícias

Exclusivo: AL deve ter nova redução no ICMS sobre o etanol, anuncia secretário ao Zona 10

A previsão é que até o final deste mês de agosto o governador Paulo Dantas anuncie a mudança

Por Gustavo Lopes 02/08/2022 15h03 - Atualizado em 02/08/2022 16h04
Exclusivo: AL deve ter nova redução no ICMS sobre o etanol, anuncia secretário ao Zona 10
Secretário estadual da Fazenda, George Santoro - Foto: Márcio Ferreira

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), George Santoro, anunciou com exclusividade no Z10 Entrevista, na noite desta segunda-feira (1°/8), que o governo do estado deve anunciar uma nova redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do etanol em Alagoas.

"Em breve, provavelmente, a gente tá discutindo isso com o setor, talvez a gente reduza ainda mais. Estamos estudando aqui fazermos uma nova redução na carga tributária, porque a gente quer ser um estado absolutamente verde na gestão do governador Paulo Dantas", afirmou o secretário.

O ICMS é um imposto estadual, compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados. De acordo com o titular da Sefaz, a previsão é que até o final deste mês de agosto o governador anuncie a mudança.

"A gente quer estar supercompetitivo pra vender não só aqui no estado, mudando a chave do combustível aqui no estado - em vez de comprar a gasolina as pessoas comprarem álcool -, mas também de vender o nosso álcool na Bahia, em Pernambuco, no Piauí, na Paraíba, gerando renda aqui pro estado de Alagoas. Tendo novos empregos aqui no estado", enfatizou Santoro.

"Eu acho que isso é muito importante pra gente voltar a ter um ciclo virtuoso nesse setor, que já aconteceu no final da década de 70 e início da década de 80, e que a gente se perdeu ao longo dos anos, tendo demissões e fechamento de usinas. [...] Então a gente precisa ressurgir com os produtor que gerará muitos empregos aqui", concluiu o secretário.

No mês passado, Alagoas já havia anunciado a redução do ICMS do etanol de 17% para 9%. Caso a nova baixa seja concretizada, a medida poderá resultar diretamente nos preços aplicados nos postos de combustíveis.

Perdeu? Confira a entrevista na íntegra: