Notícias

Espécie rara de tubarão, que pode viver cerca de 400 anos, é vista pela primeira vez

Por Redação 29/07/2022 07h07
Espécie rara de tubarão, que pode viver cerca de 400 anos, é vista pela primeira vez
O tubarão em questão é um exemplar de uma espécie que pode viver mais de 400 anos. - Foto: Reprodução

Um caso curioso despertou a curiosidade dos cientistas nos últimos dias. Um tubarão quase cego, que normalmente vive nas águas frias do Oceano Ártico e se alimenta de carcaças de ursos polares, surgiu recentemente em um lugar inesperado: um recife de coral na costa de Belize, nas águas quentes do Mar do Caribe.

Esta é a primeira vez que o tubarão foi visto no oeste do Caribe, que é a segunda maior barreira de corais do mundo. Devanshi Kasana, especialista do Laboratório de Ecologia e Conservação de Predadores da Universidade Internacional da Flórida, estava trabalhando com pescadores locais de Belize para identificar espécies de tubarão-tigre quando avistou o tubarão.

Ele contou que foi uma longa noite de pesca. Ao amanhecer, o tempo piorou. Uma tempestade estava se formando no horizonte. A equipe fez uma inspeção final de sua linha. A outra extremidade de um deles não era um tubarão-tigre, mas uma criatura bastante lenta, completamente diferente de tudo que a equipe já havia encontrado.

Eles contam que o tubarão parecia muito velho e após consultarem vários especialistas doferentes em tubarões da Groenlândia, determinaram que é o tubarão em questão é um exemplar de uma espécie que pode viver mais de 400 anos.


"Estou sempre animado com as minhas linhas de águas profundas porque sei que há coisas lá embaixo que ainda não vimos em Belize, mas nunca pensei que pegaria um tubarão da Groenlândia", comentou Omar Faux, um dos pescadores que fez a descoberta.