Notícias

Anvisa aprova uso da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos

A vacina contra a Covid-19 foi submetida a avaliação técnica por pedido do Instituto Butantan, no dia 11 de março.

Por Redação 13/07/2022 19h07 - Atualizado em 13/07/2022 19h07
Anvisa aprova uso da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos
. - Foto: Reprodução

Na noite desta quarta (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de uma votação unânime, aprovou o uso da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos no Brasil. A vacina usada contra a Covid-19 foi submetida a avaliação técnica por pedido do Instituto Butantan, no dia 11 de março. Ao todo, foram realizados três pedidos para ampliação da faixa etária do uso da vacina.

Na reunião, pesquisadores apontaram que os estudos comprovam que a vacina imunizante se mostrou segura e eficaz contra a Covid-19 nessa faixa etária de crianças a partir de 3 anos. Segundo os especialistas, as crianças desenvolvem uma resposta mais robusta do que os adultos e os idosos.

"Essa vacina é produzida no nosso país, por instituição centenária, de credibilidade firmada e estabelecida no cenário nacional e internacional, o Instituto Butantan. Destaco a ausência de opções vacinais para a faixa etária aqui debatida, o que leva à necessidade de se buscar soluções para contemplar essa relevante parcela da população”, comentou o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.


Gustavo Mendes,gerente de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas da Anvisa, afirmou que a totalidade das evidências científicas disponíveis sugerem que há indicativos de benefícios a para utilização da vacina na população pediátrica, além de indicar que o intervalo de aplicação das duas doses da vacina seja de 28 dias.