Notícias

Collor anuncia suspensão da dívida de imóveis financiados pela Caixa e atingidos pelas chuvas em AL

Afetados pelas chuvas beneficiados com a suspensão residem em 28 municípios com decreto de calamidade pública

12/07/2022 07h07 - Atualizado em 12/07/2022 13h01
Collor anuncia suspensão da dívida de imóveis financiados pela Caixa e atingidos pelas chuvas em AL
. - Foto: Reprodução

O senador Collor anunciou nesta segunda-feira (11) que a Caixa Econômica Federal vai suspender por 90 dias o pagamento de dívidas de financiamento de imóveis dos afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias. A informação foi repassada ao senador pela própria presidente do banco, Daniella Marques Consentino.

De acordo com Collor, as vítimas que serão beneficiadas com a suspensão do pagamento nesse período são aquelas que residem nos 28 municípios que tiveram reconhecimento de situação de calamidade pública pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

"Caixa já autorizou uma pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco", anunciou o senador, informando ainda que outras medidas estão sendo tomadas para dar assistência às famílias que tiveram suas residências afetadas pelos temporais.

Dentre outras medidas, está o suporte que o banco dará aos clientes para que possam acionar o seguro habitacional, além de suporte para o pagamento de indenizações de forma imediata.

Outra a ação é o envio de equipes de arquitetos, engenheiros e técnicos da própria Caixa às regiões atingidas para prestar apoio às habitações sociais atingidas e adoção das medidas necessárias.

"É a Materialização de tudo aquilo que venho dizendo ao longo desses últimos dias. A presença do Governo Bolsonaro se faz sentir para o atendimento aos mais necessitados, daqueles que estão precisando do apoio do poder público para ter a sua vida recomposta e reconstituída", destaca o senador.

Além da suspensão do pagamento de dívidas de financiamento de imóveis, confira outras tomadas pela Caixa Econômica a 28 municípios alagoanos:

Incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes das regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco da Caixa.

A Caixa vai dar suporte aos clientes para o acionamento do seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações de forma imediata.

A Caixa também está disponibilizando equipe técnica com arquiteto e engenheiros para ações de assistência em apoio aos municípios que incluem a operacionalização de repasses de recursos e o trabalho social da Caixa.
Envio de equipes de arquitetos, engenheiros e técnicos da própria Caixa às regiões atingidas para prestar apoio necessário às habitações sociais atingidas e adoção das medidas necessárias
Para os clientes da Caixa, condições especiais CDC pessoa física com até 60 dias de carência e até 60 meses para amortização.

Operações de créditos para pessoa jurídica para capital de giro com até 12 meses de carência.
Pausa de até três meses no pagamento de contratos de crédito comercial para pessoas físicas e jurídicas.
Isenção de cobrança de cestas de serviços por 90 dias

Veja a relação de municípios, cuja população será beneficiada:


Atalaia
Branquinha
Cacimbinhas
Cajueiro
Capela
Chã Preta
Colônia Leopoldina
Jacuípe
Jundiá
Limoeiro
Maceió
Major
Maragogi
Matriz
Marechal
Murici
Paulo Jacinto
pilar
Porto de Pedras
Quebrangulo
Rio Largo
Santana do Mundaú
São José da Laje
São Luís do Quitunde
Satuba
Taquarana
União dos Palmares
Viçosa

Fonte: Gazeta Web