Notícias

Prefeitura de União presta assistência a famílias desabrigadas pelas chuvas

Até o momento são 112 famílias desabrigadas, que estão sendo acolhidas nas escolas do município e do estado.

04/07/2022 09h09 - Atualizado em 04/07/2022 10h10
Prefeitura de União presta assistência a famílias desabrigadas pelas chuvas
. - Foto: Reprodução

A noite da última sexta-feira 1, foi aterrorizante para milhares de famílias de União dos Palmares, os Rios Canhoto e Mundaú transbordaram, atingindo residências, pontos comerciais, ruas e bairros inteiros, deixando ilhados e desabrigados aproximadamente mil famílias (a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social, ainda contabilizam estes dados).

Até o momento são 112 famílias desabrigadas, que estão sendo acolhidas nas escolas do município e do estado. “São 385 pessoas acolhidas em nossas escolas e que estão tendo todo o apoio possível nesta hora tão agonizante” comentou Mariana de Magalhães, Secretária de Assistência Social.

O município decretou ‘Estado de Calamidade’ que foi publicado no DOE - Diário Oficial do Estado, garantindo a partir de agora agilidade na tomada de decisões e segurança jurídica para prestar socorro às vítimas.

Todas as famílias abrigadas estão recebendo as três refeições, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e água potável. Há também uma equipe técnica das 7h às 19h, todos os dias da semana, que dão assistência e orientação sobre os direitos socioassistenciais. Nesta segunda 4, as famílias que perderam tudo e não possuem colchões receberão colchonetes, serão aproximadamente 180 unidades.

O município tem recebido doações de igrejas, entidades e cidadãos que estão sendo direcionadas à ‘CASA DA SOPA’, local onde se realiza uma triagem e a distribuição, obedecendo aos critérios de urgência e necessidade, de maneira que cada item chegue para as pessoas que realmente estão precisando evitando desperdícios e mau uso dos itens.

- Para as famílias que foram atingidas e voltaram para as residências a Secretaria de Assistência Social criou uma equipe externa que fará o levantamento dos desalojados in loco, este levantamento auxiliará na tomada de decisões e distribuição de ajuda. O levantamento também será útil para a inserção destas famílias no programa Auxílio Chuvas, do Governo do Estado. Toda e qualquer informação, envio de ajuda ou pedido de socorro pode ser feito pelo Zap da Assistência 82 99972-1632.

CRAS –
a partir desta segunda 4, todas as unidades estarão funcionando em horário corrido, das 8h às 13h, atendendo por demanda espontânea.

- Infraestrutura


Desde as primeiras horas, profissionais da Infraestrutura trabalharam para desobstruir as ruas, retirando entulhos, lixo, areia e lama em todos os bairros e áreas atingidas.

- Saúde


As UBSs a partir desta segunda 4, estarão abertas para as demandas espontâneas, as Unidades Básicas de Saúde também darão prioridade no atendimento aos cidadãos que estão em abrigos em suas respectivas áreas de atuação.

- SAAE


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto está trabalhando para o quanto antes reestabelecer o fornecimento de água na cidade. Aguardando que as águas do Rio Mundaú retornem ao seu leito e haja a desobstrução do acesso para realizar os reparos na estação de bombeamento e haja o reestabelecimento de fornecimento elétrico.

- Educação


As escolas municipais Salomé da Rocha Barros, Jairo Correia Vianna, Edvar de Souza, Luiza de França, Manoel Rosa da Paz (Usina Laginha), Joaquim Gomes (Várzea Grande); e Estadual Jorge de Lima servem neste momento de abrigo para as 112 famílias abrigadas. [Dados obtidos às 18h, do dia 3 de Julho de 2022, pela Vigilância SocioAssistencial].

Durantes as últimas 48h um trecho da BR104, entre a Usina Laginha e entrada da cidade, ficou inundada em virtude do transbordamento do Riacho Macaco. A cidade permaneceu por quase 48h sem energia e internet, a cabeceira da ponte que dá acesso à AL205 sentido Santana do Mundaú está comprometida, pois a correnteza levou o asfalto e abriu uma cratera na localidade, impedindo a passagem de carros e caminhões. Na manhã desta segunda, equipes da Seinfra estão trabalhando para reestabelecer o acesso.

O Prefeito Kil participa da reunião com o Governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, e outros prefeitos nesta segunda (04), onde serão tomadas medidas preventivas para lidar com a situação de emergência em União dos Palmares.

Fonte: Assessoria da Secretaria de Assistência Social