Notícias
Mais de 90 mil preservativos são distribuídos à população nos polos do São João
Desde o início dos festejos juninos, em 23 de junho, também já foram feitos mais de 500 testes rápidos
Do início dos festejos até agora, além de alertar a população com orientações educativas, a Saúde de Maceió já distribuiu mais de 90 mil preservativos – masculinos e femininos. E com o Balcão da Prevenção, foram realizados 516 testes rápidos para HIV e Sífilis, assegurando os encaminhamentos adequados, sempre que necessário.
“Temos aproveitado momentos como esse para ampliar o alcance das informações sobre o uso de preservativos, reforçar os cuidados com a saúde e divulgar os serviços que o Município oferece. Em meio à descontração dos festejos, é comum esquecer a prevenção, por isso, o foco do trabalho no evento é alertar, para evitar a ocorrência de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis”, ressalta a gerente de ISTs, HIV/Aids e HV da SMS, Géssyca Cavalcante.
Géssyca explica que os serviços ficam disponíveis nos balcões da prevenção instalados na área do entorno do evento, nos três polos do São João. A testagem rápida está sendo realizada das 14h às 19h, direcionada a ambulantes, comerciantes e equipe de apoio que fazem parte das festividades. Já as ações educativas, têm início a partir das 19h, seguindo com a distribuição de preservativos até meia-noite. A ação terá continuidade até a próxima quinta-feira (30).
Ação lúdica
Parceira nas ações de prevenção realizadas pela Saúde municipal, através da Gerência de ISTs, HIV/Aids e HV, a drag queen Paty Maionese também somou esforços à Prefeitura de Maceió e à Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) para fazer o maior São João do Litoral ser um sucesso também no cuidado com a saúde do maceioense, distribuindo preservativos a todos os participantes.
Acompanhada por duas 'camisinhas humanas', o tema foi trabalhado por Paty Maionese de forma lúdica e divertida no polo do São João em Jaraguá – na área dos shows e nas praças Marcílio Dias e Dois Leões – lembrando que todos deveriam aproveitar os festejos com alegria, mas também com segurança e responsabilidade.
Fonte: Secom Maceió