Notícias

Estátuas do centro de Porto Calvo, AL, são quase cobertas pela água após cheia do rio

Monumentos históricos tem quase 2 metros de altura. 50 famílias precisaram deixar suas casas.

18/06/2022 08h08 - Atualizado em 18/06/2022 13h01
Estátuas do centro de Porto Calvo, AL, são quase cobertas pela água após cheia do rio
Porto Calvo - Foto: Reprodução

As estátuas que ficam no Porto das Barcaças, na cidade de Porto Calvo, litoral Norte de Alagoas, ficaram quase submersas nesta sexta-feira (17) após o nível dos rios subir por causa da chuva. 50 famílias precisaram deixar suas casas após os quatro rios que cortam a cidade transbordarem: Comandatuba, Manguaba, Mucaitá e Tapamundé.

Os monumentos históricos têm quase 2 metros de altura e foram criados em 2012 pelo artista Manoel Claudino. Eles ficam no acesso ao fortim, construído pelos holandeses no século XVII.


A água invadiu casas, rodovias e chegou a cobrir uma ponte. Também foi registrado um deslizamento de barreira. Por causa da cheia, alguns moradores só conseguiram se locomover na cidade usando canoas.

Durante a tarde a chuva diminuiu e as pessoas aproveitaram para tentar recuperar o que sobrou das casas. De acordo com o secretário de comunicação da cidade, Esmerino Lima Neto, algumas famílias foram levadas para escolas municipais e outras foram para casas de parentes.


A água também baixou em parte das rodovias que dão acesso a cidade. Mas as ruas continuavam tomadas pela água. Também foram registrados alagamentos na área rural do município. Alguns povoados estão ilhados.