Notícias
Três cidades de AL estão entre as cinco do país com maior volume de chuva nas últimas 24h
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta quarta-feira (15), apontam que a capital Maceió, São Luiz do Quitunde e Coruripe estão entre os cinco municípios com os maiores volumes de chuvas registrados no Brasil nas ultimas 24 horas.
Conforme o Inmet, os municípios alagoanos registraram 52mm, 33,2mm, 30,6mm, respectivamente. O instituto emitiu ainda um alerta de chuvas acumuladas em quase todo o estado de Alagoas para esta quarta-feira.
“Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, informa o alerta.
Confira os maiores volumes registrados em 24h em todo o Brasil:
•Colinas do Tocantins (TO): 56,4 mm
•Maceió (AL): 52,0 mm
•Porto de Moz (PA): 50,2 mm
•São Luís do Quitunde (AL): 33,2 mm
•Coruripe (AL): 30,6 mm
Risco de deslizamentos
A Defesa Civil de Maceió enviou, nesta quarta-feira (15), um aviso para risco de deslizamento de terra por conta dos acumulados de chuva registrados na capital.
O aviso, enviado através de mensagem SMS, informa que população residente em áreas de risco deve procurar local seguro.
A Defesa Civil de Maceió utiliza o Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil para enviar mensagens à população informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, a exemplo de alagamentos e deslizamentos. O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode cadastrar o CEP desejado para receber mensagens de orientação que visam a autoproteção.
Em casos de ocorrências ou situações de risco, a população deve acionar o órgão através do telefone 199, que está 24 horas em funcionamento.