Notícias

Três cidades de AL estão entre as cinco do país com maior volume de chuva nas últimas 24h

15/06/2022 14h02 - Atualizado em 15/06/2022 14h02
Três cidades de AL estão entre as cinco do país com maior volume de chuva nas últimas 24h
. - Foto: Divulgação

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta quarta-feira (15), apontam que a capital Maceió, São Luiz do Quitunde e Coruripe estão entre os cinco municípios com os maiores volumes de chuvas registrados no Brasil nas ultimas 24 horas.

Conforme o Inmet, os municípios alagoanos registraram 52mm, 33,2mm, 30,6mm, respectivamente. O instituto emitiu ainda um alerta de chuvas acumuladas em quase todo o estado de Alagoas para esta quarta-feira.

“Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, informa o alerta.

Confira os maiores volumes registrados em 24h em todo o Brasil:

•Colinas do Tocantins (TO): 56,4 mm
•Maceió (AL): 52,0 mm
•Porto de Moz (PA): 50,2 mm
•São Luís do Quitunde (AL): 33,2 mm
•Coruripe (AL): 30,6 mm

Risco de deslizamentos

A Defesa Civil de Maceió enviou, nesta quarta-feira (15), um aviso para risco de deslizamento de terra por conta dos acumulados de chuva registrados na capital.

O aviso, enviado através de mensagem SMS, informa que população residente em áreas de risco deve procurar local seguro.

A Defesa Civil de Maceió utiliza o Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil para enviar mensagens à população informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, a exemplo de alagamentos e deslizamentos. O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode cadastrar o CEP desejado para receber mensagens de orientação que visam a autoproteção.

Em casos de ocorrências ou situações de risco, a população deve acionar o órgão através do telefone 199, que está 24 horas em funcionamento.