Notícias

Prefeito JHC acompanha primeiro dia de ação do Castramóvel em Fernão Velho

Programa de Controle Populacional Permanentes de Cães e Gatos de Maceió tem promovido mais saúde aos pets da capital

31/05/2022 22h10 - Atualizado em 31/05/2022 22h10
Prefeito JHC acompanha primeiro dia de ação do Castramóvel em Fernão Velho
Prefeito JHC acompanha ação do Castramóvel em Fernão Velho. - Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, acompanhou nesta terça-feira (31), o primeiro dia de atendimentos da equipe do Castramóvel no bairro de Fernão Velho. Na ocasião, JHC também ouviu as demandas dos moradores que estavam sendo assistidos pela iniciativa. Os atendimentos seguem até quinta-feira (2), das 9h às 12h.

"Nós criamos o Gabinete da Causa Animal para poder cuidar das políticas públicas e proteção animal. O nosso Castramóvel está por toda a cidade, só hoje, aqui já foram entregues 50 fichas, tem toda uma triagem e uma jornada. Os animais passam pela equipe de médica veterinária, já faz o atendimento clínico, os principais exames e tem castração garantida”, destacou JHC.

Os animais passarão pela triagem com o médico-veterinário, que fará avaliação clínica e a coleta de sangue para realização do hemograma. Após a avaliação e resultado dos exames, os tutores serão informados se o animal está apto para a castração.

Nos dias de triagem, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) vai estar aplicando doses de vacina antirrábica nos cães e gatos que forem levados pelos tutores, além de realizar testagem para leishmaniose nos casos suspeitos.

Sobre o Castramóvel


O Castramóvel já percorreu os bairros do Benedito Bentes, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Guaxuma, Garça Torta, Jacarecica e atualmente está em Fernão Velho, executando as atividades do Programa de Controle Populacional Permanentes de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió. A unidade móvel continuará passando por diversas comunidades da capital, buscando trazer benefícios por meio do controle de zoonoses e da não proliferação de animais.

Para ter acesso


Para participar do projeto de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos do Município, o tutor deve levar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo, comprovante de inscrição em algum programa do Governo Federal como o Auxílio Brasil ou comprovante de inscrição no Cadastro Único.