Notícias

Número de desabrigados e desalojados em AL sobe para 3.572; nível dos rios segue alto

3.572 pessoas em 33 municípios foram afetadas pelas chuvas que atingem o estado. Defesa Civil de AL alerta que nível dos rios e lagoas permanecem subindo.

27/05/2022 18h06 - Atualizado em 27/05/2022 18h06
Número de desabrigados e desalojados em AL sobe para 3.572; nível dos rios segue alto
. - Foto: Reprodução

As chuvas que atingem Alagoas nos últimos dias deixaram 3.572 pessoas desabrigadas e desalojadas em 33 municípios. O balanço foi divulgado pela Defesa Civil de Alagoas nesta sexta-feira (28).

Ao todo, são 1.752 pessoas desabrigadas e 1.820 desalojadas. O município com maior número de desabrigados é São Miguel dos Campos, com 957 pessoas afetadas pelas chuvas.

Na capital, foram contabilizadas 89 pessoas desabrigadas e 485 desalojadas.

Outros municípios bastante atingidos pelas chuvas são Rio Largo, com 297 desabrigados; Feliz Deserto, com 272 desabrigados e desalojados; e Coruripe, com 261 desabrigados.

A previsão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) é de chuvas isoladas, intercaladas com períodos de tempo seco nesta sexta em todo o estado, principalmente nas regiões ambientais do Agreste, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.



Nível dos rios seguem em elevação

O monitoramento hidrometerológico da Sala de Alerta da Semarh informou que os níveis dos rios Mundaú e Paraíba permanecem elevados e devem continuar subindo, impactando nas lagoas Mundaú e Manguaba.

Assim, há riscos de transbordamento durante esta sexta-feira (27), agravando ainda mais a situação dessas áreas, no decorrer dos próximos dias.

O Rio Jacuípe permanece acima de sua cota de transbordamento, com elevação gradual. A cota de alerta para cheia é de 530 cm, e às 9h desta sexta, a cota apresentou 560 cm, com tendência de elevação.

O Rio São Miguel segue elevado, com pontos de transbordamento, porém com tendência de diminuição de sua cota nas próximas horas.

Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba também seguem elevados, porém com tendência de diminuição de suas respectivas cotas.

Fonte: Portal Acta